Aluno ibateense vence concurso cultural estadual

No dia 27 de março, Ibaté teve mais um motivo para se orgulhar, o aluno Felipe Valentim da Escola Estadual “Edésio Castanho” esteve entre os cinco finalistas do concurso “Descubra sua Cidade”. A iniciativa foi uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Turismo.
As fotos receberam o Tema, “Sob o Céu e o Sol de Ibaté”. Incentivado pela Diretoria de Ensino de São Carlos, em especial pelo Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP), Paulo Cesar, e pela dirigente de ensino Débora Gonzalez Castelo Blanco, os alunos soltaram sua criatividade e registraram vários momentos da cidade.
Felipe esteve na a sede da Secretaria Estadual da Educação, em São Paulo, onde recebeu certificado de participação e, junto com seus colegas de classe, serão premiados com uma excursão de um dia pelo Programa “Turismo Do Saber – Estudo Do Meio”, em local a ser definido pela Secretaria de Turismo.
Para o professor Pedro Ferreira, este projeto foi utilizado como uma ferramenta para ampliar o conhecimento dos alunos, valorizar produções artísticas e culturais, em várias linguagens de mídias e incentivar o olhar dos alunos em vários aspectos da cidade.
O concurso teve o objetivo de incentivar a pesquisa, a produção artística e cultural, promovendo o conhecimento e a valorização da cidade onde os alunos da rede estadual residem. Os jovens tiveram que enviar fotos de pontos culturais, turísticos, festas, comidas típicas ou artesanatos da sua cidade e fazer uma montagem de quatro fotos do mesmo tema ou objeto. “Esse trabalho não foi uma tarefa, foi uma coisa prazerosa. Nós temos todo o tipo de turismo disponível, o turismo de lazer, o turismo folclórico, turismo religioso, folclore em todas as cidades, atrações naturais e edificadas pelo homem. Tem tanta coisa bonita, tanta coisa bonita para mostrar”, destacou o secretário da Educação José Renato Nalini.
Para o secretário de Turismo, Fabrício Cobra, turismo gera muito além de pontos turísticos. “Para que a gente possa incumbir nas crianças a questão do turismo, a questão da importância do turismo pode ter para o nosso futuro do país, para geração de emprego e renda”, apontou.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parrella (PSDB), parabenizou o jovem estudante Felipe. “É muito gratificante ter um aluno de Ibaté vencendo um prêmio desse nível estadual. O Felipe está de parabéns”, disse o chefe do Executivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *