Autoridades discutem melhorias e Zé Parrella apresenta investimentos em Segurança

Atendendo ao pedido de vários comerciantes, foi realizada na tarde desta quinta-feira (25), uma reunião no Centro Comunitário “João Batista Lopes”, para discutir a Segurança Pública da cidade de Ibaté.

Na oportunidade, o prefeito José Luiz Parella (PSDB) apresentou os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal, no setor. O encontro contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais.

Zé Parrella se mostrou bastante preocupado com os roubos que vem acontecendo na cidade e revelou que, particularmente, foi vítima duas vezes desse crime, no último mês, assim como o ex-prefeito e assessor jurídico da atual administração, Dr. Alessandro Magno de Melo Rosa, que teve sua casa furtada. “O nosso desejo é que não aconteça nenhum tipo de crime em Ibaté, porém, temos que fazer alguma coisa. Estamos buscando alternativas e, como cidadãos, nós também não podemos vacilar e dar brecha aos assaltantes”, comentou.

O vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez (PSDB), que também esteve presente, explanou os investimentos realizados pela Prefeitura na área de Segurança, sendo na Guarda Municipal, na Atividade Delegada da Polícia Militar e com ações na infraestrutura que ajudam a combater a criminalidade.

Para a Guarda Municipal foram adquiridas três motocicletas novas e um veículo, que era do Gabinete do Executivo Municipal, foi repassado para a corporação. “Tínhamos a Blazer e o Corsa que foram para leilão por estarem velhos e sem condições de uso”, lembrou o vice-prefeito.

Horácio ressaltou que são oferecidos cursos de aperfeiçoamento e formação para a corporação e, recentemente, foi aberto um novo Concurso Público, que está em andamento, para a contratação de mais cinco guardas municipais. “A nossa gestão entregou 20 uniformes e 35 botas. O prefeito Zé Parrella já autorizou a compra de novos uniformes, bonés, camisas, calças, jaquetas de frio, capa de coletes e novos capacetes”, enfatizou.

Atualmente o efetivo é de 33 guardas municipais e foi realizada a inscrição da GCM no Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) para adquirir novos equipamentos não letais. “A Guarda vem realizando um trabalho importante no município, nas saídas e entradas das escolas, inibindo o tráfico de drogas, além de patrulhamentos em áreas públicas como a Pirâmide, campos e praças, evitando vandalismos. Alguns flagrantes em delitos de menor potencial, furto de bicicletas, furtos em escolas, estão sendo feitos pelos guardas, que ajudam muito na segurança do nosso município”, explicou Horácio.

Desde outubro de 2017 até abril de 2018 foram investidos R$ 60 mil na Atividade Delegada da Polícia Militar, com média de dois a quatro policiais a mais, nas ruas da cidade, dando maior segurança. “Foram 328 policiais nesse período, pagos pela Prefeitura, onde várias operações resultaram em prisão de procurados pela Justiça e averiguações em bares e comércios irregulares”, apontou o vice-prefeito.

Zé Parrella ressaltou as ações que foram e estão sendo realizadas na infraestrutura que contribuem com a segurança. “A cidade é toda iluminada. Brigamos com a CPFL para que trocassem todas as lâmpadas. Atualmente, não existe nenhum ponto escuro na cidade. Todas as praças são iluminadas e limpas. Implantamos o projeto Cidade Limpa, com novos caminhões trabalhando nas coletas de lixo e caçambas nos bairros para remoção de entulhos”, observou o prefeito.

Presente na reunião, o comandante da 2ª Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar, capitão Renato Gonzalez, destacou o apoio da Prefeitura e explanou o trabalho. “A Prefeitura é parceira da Polícia Militar, mas vale lembrar que o efetivo de policiais militares em Ibaté hoje é o mesmo de 20 anos atrás, mesmo assim a Polícia Militar vem trabalhando para diminuir os índices de criminalidade, realizando operações e, muitas vezes, tirando das ruas, criminosos que realizam roubos, furtos, tráfico de drogas, entre outros crimes”, analisou.

Os assessores parlamentares do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) e do deputado estadual Roberto Massafera, respectivamente, Paulo Melo e Ismael Cerminaro, também estiveram presentes. “Em nome do deputado Lobbe Neto, queria ressaltar que estamos com o gabinete em Brasília e nosso escritório em São Carlos, à disposição da cidade para encaminharmos as demandas apresentadas pela população, nessa importante reunião”, destacou Paulo Melo. O assessor Ismael também colocou o mandato do deputado Massafera, à disposição da cidade.

Durante a reunião, Zé Parrella revelou que está em estudo um projeto para instalação de câmeras inteligentes. “Está em estudo financeiro e faze de projeto, a implantação de câmeras inteligentes nas entradas e saídas da cidade, que vai ajudar muito a nossa segurança. Não importa quanto vai custar, nós vamos implantar essas câmeras”, afirmou o prefeito.

A reunião contou, ainda, com as presenças do comandante da Guarda Municipal, Vitor Reis; do presidente e secretário do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Nivaldo Tacin e Augusto Neto; da Associação Comercial, Industrial e Pecuária de Ibaté (ACIPI); do presidente da Câmara Valentim Fargoni; dos vereadores Steigue Faccio, Tonho Pernambuco, Eduardo da Autoescola, Regina Enfermeira, Silvano do Carmo, Marino Motos e Ivani Almeida; comerciantes e alguns populares.

Ao final da reunião, foi montado um grupo de trabalho com intuito de pleitear, junto aos setores competentes, o aumento de efetivo de policiais militares na cidade e solicitado aos assessores dos deputados, uma agenda com o secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves, para tratar sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *