Grécia, França e Itália reabrem centenas de praias com recomendações de segurança para os banhistas

Itália vai relaxar as medidas de isolamento em 3 de junho. Praias reabrem com medidas de proteção contra o coronavírus na França, Itália e Grécia.

A Itália abrirá suas fronteiras com a União Europeia e deve reabrir quase totalmente as atividades econômicas em todas as regiões a partir de 3 de junho, de acordo com o decreto aprovado nas primeiras horas deste sábado (16).

A partir dessa data, será permitido o movimento entre as diferentes regiões, que até agora só foram autorizadas por razões de trabalho, saúde ou necessidade. Além disso, os amigos poderão fazer visitas, mas festas ou grandes encontros ainda serão proibidos. A proibição de mobilidade será limitada a pessoas positivas ou em quarentena.

A partir de segunda (18), as igrejas romanas reabrirão, incluindo a emblemática Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Homens desinfetam o chão do cemitério da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, na Itália, neste sábado (16) — Foto: Andreas Solaro / AFP

Nesta manhã de sábado, o Papa Francisco fez uma oração pelos coveiros durante uma missa em que celebrou na pequena capela da casa Santa Marta.

“Rezemos hoje pelas pessoas que têm a tarefa de sepultar os mortos nesta pandemia. É uma das obras de misericórdia sepultar os mortos e não é uma coisa agradável, naturalmente. Rezemos por essas pessoas que também arriscam a vida e podem ser infectadas.

Papa Francisco fez uma oração pelos coveiros neste sábado (16) durante uma missa em que celebrou na pequena capela da residência Santa Marta — Foto: Santa Sé

O premiê espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que deseja solicitar ao Congresso dos Deputados uma última prorrogação “de cerca de um mês” do estado de emergência, que estava previsto para terminar em 24 de maio.

“Deve ser o último estado de emergência e ir até o final da desescalada. Portanto, em vez de 15 dias, levaria cerca de um mês”, disse ele, durante discurso transmitido na televisão.

A Espanha registrou 102 novas mortes nas últimas 24 horas. De acordo com a agência de notícias Reuters, este é o menor índice em 8 semanas. O país já registrou mais de 27,5 mil mortes por Covid-19 e mais de 230,6 mil casos de infecção pelo novo coronavírus.

Reabertura das praias

Mulheres usam máscaras protetoras após um mergulho em uma praia do Mediterrâneo em Nice, no sul da França, neste sábado (16) — Foto: Valery Hache / AFP

Grécia, França e Itália reabriram centenas de praias com algumas recomendações de segurança para os banhistas, que procuram manter um certo distanciamento.

As autoridades francesas pediram autocontrole e alertaram que a polícia pode impedir a reunião de grandes grupos.

Na Grécia, não são permitidas mais de 40 pessoas por 1.000 metros quadrados. Premiê grego, Kyriakos Mitsotakis, afirmou que espera que a temporada de turismo da Grécia comece em julho.

Pessoas curtem praia em Villeneuve-les-Maguelone, próximo a Montpellier, no sul da França, neste sábado (16) — Foto: Sylvain Thomas/AFP

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *