Jovem acorda após 10 meses em coma e não sabe da covid, mesmo já tendo pego

Joseph Flavill, de 19 anos, despertou após ficar em coma durante quase 11 meses após sofrer uma lesão cerebral traumática, em 1º de março de 2020, três semanas antes de o Reino Unido anunciar um bloqueio nacional para conter a pandemia de covid-19.

O jovem universitário estava caminhando nas ruas do condado de Staffordshire (Inglaterra), quando foi atropelado por um carro. Imediatamente hospitalizado por lesão cerebral, Joe não se lembra de nada do que aconteceu, tampouco sabe que contraiu o novo coronavírus duas vezes — uma durante o coma e outra após acordar.

Sally Flavill Smith, tia do garoto que acompanha a reabilitação dele de perto, disse que ainda não sabe como contar sobre a pandemia. “Só não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, acho que não teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos”, disse ao The Guardian.

Joe acordou recentemente após ficar internado no hospital Leicester General, e ainda não assimilou as coisas. Segundo Smith, o rapaz ficou dias com os olhos abertos, porém sem falar com ninguém. Joe foi transferido para o centro de atendimento Adderley Green para continuar a recuperação. Na semana passa deu início à fisioterapia, mas teve que interromper por conta de reinfecção por covid-19, que, assim como a infecção, já foi superada.

Apesar do estado letárgico, Joe conseguiu ver o restante da família via chamada de vídeo. “Quando ele está acordado em seu quarto, ele não vai ter a menor ideia de por que está lá. Falamos sobre isso por telefone e tentamos alertá-lo de que realmente queremos estar ali segurando suas mãos, mas simplesmente não podemos fazer isso (por conta da pandemia)”, disse Smith. “Mas tentamos mantê-lo o mais simples possível, não temos realmente tempo para entrar na enorme pandemia – simplesmente não parece real, não é? Quando ele realmente puder ter um contato cara a cara, essa será a oportunidade de realmente tentar explicar a ele o que aconteceu”, contou.

O jovem já consegue obedecer a alguns testes de cognição, como tocar partes do corpo quando solicitado ou responder perguntas dicotômicas com os olhos. “Ainda temos uma longa jornada pela frente, mas os passos que ele deu nas últimas três semanas foram absolutamente incríveis”, contou a tia.

Em dezembro, o hospitalizado completou 19 anos e, como presente, recebeu a visita de sua mãe, mesmo em estado de coma. “Acho que ela se sentiu muito triste porque não tinha certeza de que Joseph poderia sequer ver quem ela era. Ela estava esperando há meses para ir vê-lo”, disse Smith sobre a visita de Sharon ao filho. Antes do acidente, Joe praticava hóquei e era candidato a receber o prêmio de ouro Duque de Edimburgo por sua performance. A família dele conseguiu arrecadar 32 mil libras (equivalente a R$ 234 mil) para custear o tratamento a longo prazo.

(UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *