Jovens da Classe 1999 recebem o CDI durante solenidade de Juramento a Bandeira

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), a solenidade de Juramento a Bandeira, no Centro de Convivência da Melhor Idade, em Ibaté. 287 jovens da classe 1999 participaram do ato e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), popularmente conhecido como “Reservista”.

Em seu pronunciamento, o 1° tenente do Exército, Claudiney Alves Franco, delegado da 5ª Delegacia de Serviço Militar (DSM) de São Carlos, destacou a importância do documento na vida dos jovens. “A reservista é um documento de extrema importância, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir documentos, como Título de Eleitor, além de não poder participar de qualquer concurso público”, destacou.

Representando o prefeito José Luiz Parella (PSDB), que é presidente da 46ª Junta de Serviço Militar (JSM), o vice-prefeito Horácio Carmo Sanchez (PSDB), falou da importância do juramento. “Jovens de Ibaté, diante da nossa bandeira nacional, vocês pronunciaram o sagrado juramento de defendê-la com o sacrifício da própria vida, pois ela evoca um passado de glórias e de vitórias obtidas pela coragem e honra de brasileiros que nos antecederam”, disse. “A partir de agora, vocês jovens, têm o dever de entregá-la às futuras gerações. Porque a nossa bandeira fala do otimismo para se enfrentar desafios e do amor sem preço, que não permite desonrá-la, alterá-la ou substituí-la por qualquer outro símbolo”, completou.

Para Zé Parrella, “o Brasil é um país gigante, o maior país da América Latina, uma nação que apesar de seus problemas, tem se esforçado para dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento da humanidade”, destacou.

Além do tenente Franco e do vice-prefeito Horácio, a mesa de autoridades contou com a presença do presidente da Câmara de Ibaté, Valentim Fargoni; dos vereadores Steigue Faccio, Antônio Pernambuco, Eduardo Galdiano; do secretário parlamentar Paulo Melo, que representou o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP); do tenente da Polícia Militar local, Daniel Molina; do comandante da Guarda Municipal, Victor Reis; do membro do Conseg, Augusto Neto; da secretária da Junta Militar de Ibaté, Marines Vergs; do assessor do prefeito Zé Parrella, José Augusto Santana; e da coordenadora do Centro da Melhor Idade, Dirce Lopes Peruchi.

“Reservista”

O documento de reservista só pôde ser retirado pelos jovens que compareceram na cerimônia de juramento da bandeira. Os rapazes que não compareceram, devem procurar a 46ª. Junta de Serviço Militar para marcar o juramento, que deverá ser feito em gabinete.

O prazo para a retirada do documento é de dois meses após o Juramento da Bandeira, depois disso, o documento é incinerado. A 46ª JSM de Ibaté funciona de segunda a sexta-feira, na Unidade II da Prefeitura de Ibaté, na Avenida São João, numeral 1051, no Centro da cidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *