Prefeitura de Ibaté pede que população evite aglomerações e reuniões familiares

Com 2.120 casos positivos e 40 mortes registradas, até a manhã desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Ibaté decretou lockdown na cidade aos finais de semana e fez um balanço da ação neste sábado (20) e domingo (21).

O lockdown tem o objetivo de frear o contágio de Coronavírus na cidade e também será colocado em prática no próximo sábado (27) e domingo (28), obrigando o fechamento de serviços essenciais como supermercados, mercearias, lotéricas, açougues, postos de combustíveis, lojas de materiais de limpeza e agropecuárias.

Assim como no final de semana passado, apenas farmácias poderão funcionar de portas abertas, até às 20h, e o serviço de entrega (delivery) também estará permitido. “É um remédio amargo que precisa ser tomado para tentarmos diminuir o avanço da pandemia na nossa cidade”, destacou o chefe da Fiscalização da Prefeitura de Ibaté, Pedro Marques Déa.

Pedrinho destacou que o fechamento do comércio essencial tirou as pessoas de circulação das ruas e nenhum comércio foi autuado por desrespeitar o novo Decreto Municipal. “Todos os comércios cumpriram e respeitaram o novo decreto. Fecharam seus estabelecimentos e trabalharam apenas no sistema de entregas domiciliares, proibindo o atendimento presencial”, afirmou.

Porém, se de um lado o comércio respeitou o lockdown, infelizmente, a própria população não colaborou com as medidas. “Ainda acontecem aglomerações de pessoas em residências particulares, o que não cabe ao município fazer essa fiscalização”, destacou Pedrinho.

O prefeito José Luiz Parella voltou a ressaltar que a medida tem como objetivo a preservação de vidas das pessoas. “Esperamos contar com a colaboração de cada cidadão. Pedimos, encarecidamente, que as pessoas não se reúnam e não se aglomerem em festinhas particulares, especialmente, nesse momento de pico da doença, pois não adianta a prefeitura tomar atitude, o comércio respeitar e a população continuar se aglomerando em festas e reuniões particulares. Dessa forma, o contágio da doença não vai baixar”, alertou. “Todos tem um parente ou conhecido que perdeu a batalha para essa doença. Os hospitais públicos e particulares da nossa região e do Estado estão lotados. Todo mundo tem que fazer a sua parte, por favor”, pediu encarecidamente o prefeito.

A fiscalização continuará sendo realizada pela Polícia Militar, Guarda Municipal e equipes de fiscalização da prefeitura. Qualquer denúncia pode ser feita no 153 da Guarda Municipal de Ibaté ou no 190 da Polícia Militar.

Boletim Semanal

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus, divulgaram nesta segunda-feira, 22, o Boletim Epidemiológico Consolidado da 64ª Semana sobre a situação da Covid-19 em Ibaté.

De acordo com o relatório, até o último sábado, 20, dos 2.120 casos confirmados, o município possuía 50 casos ativos da doença, representando 2,36% desse total. No período de 14 a 20 de março foram registrados mais 143 casos confirmados da doença.

Os dados também apontam que 2.030 pacientes já se recuperaram totalmente da Covid-19, ou seja, 95,75%. A taxa de letalidade – relação entre os números de óbitos e o de casos diagnosticados – subiu para 1,89%, com 40 mortes registradas até sábado.

Com 527 casos confirmados, o bairro Jardim Cruzado continua registrando o maior número de casos pela doença, seguido pelo Jardim Icaraí (305), Conjunto Habitacional Popular (216), Jardim Mariana (209), Centro (136), Jardim América (111), Vila Santa Terezinha (108), Antonio Moreira (79), São Benedito (61), Encanto do Planalto (55), Domingos Valério (53), Jardim Menzani (43), Jardim do Bosque (35), Vila Bandeirantes (31), Jardim Nossa Senhora Aparecida (29), Vila Tamoio (20), Jardim Primavera (16), Residencial José Giro (12), Esfer (10), Residencial Mariana (9), Distrito Industrial (5), Residencial Jequitibá (3), Banco da Terra (9) e Zona Rural (16).

O próximo relatório consolidado de casos em Ibaté será divulgado na próxima segunda-feira, 29 de março. Diariamente, a Prefeitura publica em seu site (www.ibate.sp.gov.br), um boletim atualizado da situação diária da doença no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *