Capacitação reforça cuidados ao recém-nascido na atenção básica
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), em parceria com a Santa Casa de São Carlos, realizou na tarde da última quinta-feira (25/06), no Paço Municipal, a capacitação “Cuidado integral do recém-nascido na prática da atenção básica”, voltada aos servidores da rede pública de saúde.
A atividade integra as ações do plano de cuidados da Rede Alyne, iniciativa do Ministério da Saúde, e teve como objetivo fortalecer a atuação das equipes da atenção básica no acompanhamento dos primeiros dias de vida do bebê, período considerado decisivo para o desenvolvimento infantil.
Com o tema “O bebê saiu da maternidade — e agora?”, o encontro promoveu a discussão de situações reais enfrentadas pelos profissionais no cotidiano do atendimento, abordando o reconhecimento do que é considerado normal no recém-nascido, a identificação de sinais de alerta e o fortalecimento do cuidado integral à criança e sua família.
A capacitação foi ministrada pela médica Renata Sayuri Ansai Pereira de Castro, que compartilhou orientações técnicas e práticas com os servidores municipais, contribuindo para a qualificação do atendimento na rede pública.
A diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Lindiamara Soares, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atenção à saúde.
“Esse momento de capacitação é fundamental para qualificar ainda mais o trabalho das nossas equipes na atenção básica. O cuidado com o recém-nascido exige atenção, sensibilidade e conhecimento técnico. Ao aproximar teoria e prática, fortalecemos a rede e garantimos mais segurança para o bebê e para as famílias desde os primeiros dias de vida”.
Para o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a capacitação permanente dos profissionais é um dos pilares para um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado à população. “Na área da saúde, o conhecimento evolui constantemente, e investir na atualização das equipes significa garantir mais segurança, eficiência e qualidade no cuidado prestado. Essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a valorização dos servidores e com o fortalecimento da atenção básica, especialmente em uma fase tão importante como os primeiros dias de vida do recém-nascido. Profissionais bem preparados fazem toda a diferença para que as famílias recebam um atendimento acolhedor, resolutivo e baseado nas melhores práticas”, afirma Pilha.





“