Governador João Doria anuncia extensão da quarentena até 22 de abril
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), acaba de anunciar o prolongamento da quarentena em todo estado por mais 15 dias a partir desta quarta-feira , 8.
A decisão de dobrar o período inicial de confinamento em todo estado – iniciado no dia 24 de março, com previsão inicial de duas semanas – é amparada por projeções de aumento no número de casos confirmados e mortes causadas pelo novo coronavírus nas próximas duas semanas. Até lá, porém, o governador planeja flexibilizar o funcionamento de atividades que não provoquem aglomerações.
O governador convocou médicos da rede pública e privada de saúde, entre eles o infectologista do hospital Albert Einstein Luiz Fernando Aranha, para participar da coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta segunda-feira, 6, quando anunciou a decisão de estender a quarentena. A ideia é ressaltar a importância de manter o distanciamento social e rebater pressões de empresários para a retomada das atividades o quanto antes.
O governador disse que o Decreto é idêntico ao anterior, se necessário algumas mudanças serão feitas nos próximos dias.
Segundo o governador em seu pronunciamento, a Polícia Militar do estado de São Paulo está autorizada a agir, caso haja aglomerações, sendo a primeira medida orientativa, caso as pessoas não acatem a recomendação, serão punidas perante a lei, podendo até ser presas.