Araraquara recebe 10 respiradores para o hospital de campanha
Equipamentos foram enviados pelo Governo de São Paulo e foram recebidos pelo prefeito e secretária da Saúde, nesta segunda (15)
A prefeitura de Araraquara recebeu, no começo da tarde desta segunda-feira (15), dez respiradores mecânicos que vão auxiliar no atendimento de pessoas que precisam de atendimento médico mais dedicado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Os equipamentos foram entregues pelo Governo do Estado de São Paulo e fazem parte de uma série de comprar internacionais realizadas na Turquia e na China. Na última sexta-feira (12), um carregamento com 650 respiradores turcos desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Segundo o governo do Estado, outros 850 ventiladores desta mesma aquisição chegaram nas últimas duas semanas e estão sendo distribuídos para hospitais do estado. Nas redes sociais, o prefeito Edinho Silva (PT), falou sobre a importância dos equipamentos.
“Agora, nós teremos mais estrutura para atender Araraquara e se precisar a nossa região. Porque essa é a orientação que nós temos dado, esse também é o consenso que a Eliana [Honain] tem construído, se precisar de Araraquara ninguém vai deixar de lutar pela vida por falta de leito ou equipamento”, afirma Silva.
Diante de um cenário crescente de casos confirmados de Coronavírus e de pessoas internadas em UTIs, Edinho disse que os respiradores serão instalados rapidamente
“Eles serão instalados imediatamente pra que a gente possa ter ainda mais estrutura e força para dar condições aos nossos pacientes lutarem pela vida, para aumentarmos a nossa estrutura, pra que a gente possa ter mais condições de salvar vidas”, diz.
De acordo com a Secretária de Saúde, Eliana Honain, a atual configuração do hospital de campanha não será alterada com a chegada dos novos equipamentos. O hospital montado em Araraquara permanecerá com 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria.
Honain avalia que o momento de chegada dos respiradores é importante, tendo em vista o aumento de casos confirmados de Coronavírus em Araraquara.
“Esses dez novos respiradores vão ficar no hospital de campanha e os que estavam lá voltam para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) fortalecendo também leitos dentro das próprias UPAs com os respiradores. Isso foi extremamente importante, pois são respiradores de última geração, que chegaram e a gente vê em um momento bem no pico que os municípios do interior estão vivenciando e vem muito a contribuir”, finaliza a secretária da Saúde.
Em maio, o Estado de São Paulo também recebeu outras 351 unidades de uma compra da China e outros 100 de um fornecedor nacional. Os equipamentos também foram encaminhados às prefeituras.
(A Cidade On Araraquara)



“