IBATÉ – Prefeitura de Ibaté alerta sobre novo golpe contra mutuários da CDHU
Prefeitura de Ibaté alerta sobre novo golpe contra mutuários da CDHU
Com o objetivo de proteger a população, a Prefeitura de Ibaté alerta que
estão sendo enviadas cartas fraudulentas em nome de um escritório
credenciado da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e
Urbano).
De acordo com alguns mutuários que procuraram a prefeitura, essas cartas
informam a possibilidade de negociação de débitos com desconto de 60%.
Trata-se de um novo golpe organizado por criminosos e que chegou à
Ibaté.
Em nota publicada no seu site oficial, a CDHU informa que essas cartas
emitidas usam, principalmente, o nome do escritório Silva e Nunes e, em
menor escala, do JC Prime.
A orientação da CDHU para o mutuário é desconsiderar essa carta e
denunciar seu recebimento para a companhia por meio de seus canais
oficiais: o site www.cdhu.sp.gov.br (acessar o menu no lado esquerdo,
clicar em Contato e Localização e depois em Ouvidoria/Denúncias) ou pelo
Alô CDHU 0800 000 2348.
O mutuário também é orientado a registrar um boletim de ocorrência na
Delegacia de Polícia (presencialmente ou pela internet) por estelionato
ou tentativa de estelionato.
Caso queira conhecer os escritórios de advocacia credenciados pela CDHU
e a região de atuação de cada um deles, acesse o link:
https://www.cdhu.sp.gov.br/web/guest/servicos-mutuario/escritorios-juridicos.
ALERTAS
Outra modalidade de golpe usa o aplicativo de mensagens Whats App para
oferecer falsas negociações financeiras. Por isso, a CDHU reforça ao
mutuário que não negocia nem envia boletos por WhatsApp; não solicita
qualquer tipo de depósito ou transferência bancária ou PIX para
pagamento de boletos ou quitação de débitos; e seus boletos são emitidos
apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, cujos códigos de
barras iniciam com 104 ou 001.
Outra orientação é conferir sempre o nome do titular e o endereço do
imóvel impressos no boleto. Os endereços de e-mail oficiais da CDHU
terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa
não usa e-mail público (Gmail, Hotmail, Ig e outros).
Para consultas presenciais, o mutuário pode procurar um dos Postos do
Poupatempo, onde o atendimento está funcionando normalmente. A CDHU
comunica que está tomando todas as providencias necessárias para coibir
a ação destes golpistas. As famílias contatadas estão sendo orientadas a
registrar Boletim de Ocorrência, independentemente de terem efetuado ou
não pagamentos e encaminhar os boletos recebidos, print de conversas e o
BO para o e-mail: fraudesdeboletos@cdhu.sp.gov.br