Estudante de São Carlos faz 980 pontos na redação do Enem 2021: ‘queria muito ter um bom desempenho’
Natã de Camargo Pinto estudava, pelo menos, 10h por dia para alcançar seu objetivo que é garantir uma vaga no curso de medicina. Além do Enem, estudante prestou outros 7 vestibulares.
O estudante de São Carlos (SP) Natã Camargo Pinto, de 19 anos, fez 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Esse é considerado o segundo maior resultado possível na prova.
“Eu queria muito ter um bom desempenho, mas a insegurança é uma constante. Apesar de me sentir preparado, não tinha certeza do que poderia ter como resultado, posso dizer que fiquei contente com a nota da redação”, disse.

Para conseguir alcançar o objetivo de ingressar no curso de medicina, Natã se preparou para as provas fazendo um cursinho pré-vestibular online, além de um curso específico para redação. Ele contou que tinha uma rotina regrada com, pelo menos, 10 horas de estudo, de segunda a sexta-feira.
“A aula começava às 7h e ia até 12h50, depois da pausa pro almoço, eu voltava a estudar umas 15h e ia até de noite, 19h, 21h, dependendo do dia. No final de semana costumava ser mais livre, só com aula sábado de manhã, o resto eu preferia descansar e fazer simulados”, revelou.
Em média, o vestibulando realizava uma redação por semana como forma de se preparar para as provas.
Além do Enem, Natã prestou vestibular para Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que apesar de ser uma instituição de ensino federal, não adere ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso no curso de medicina.
Resultado
O Ministério da Educação (MEC) informou, na quarta-feira (9) que as notas seriam divulgadas nesta data às 19h, dois dias antes do anunciado anteriormente, o que não aconteceu. Somente pouco antes da das 23h que os estudantes conseguiram ver os resultados.
Para acessar a Página do Participante, é preciso usar o login único da plataforma gov.br. A nota do exame é usada na seleção de estudantes por universidades públicas e privadas no Brasil e até em instituições internacionais.
(G1)