GERALSÃO CARLOS

Chuva em São Carlos em dezembro foi o triplo da média histórica, diz Defesa Civil

Choveu 776,4 milímetros, em dezembro, sendo que 479,8 milímetros foi na última semana do mês.

O volume de chuvas em São Carlos (SP) em dezembro foi o triplo da média histórica para o mês, de acordo com a Defesa Civil. O acumulado ficou em 776,4 milímetros. Para se ter uma ideia, é mais da metade da pluviosidade média anual do município que é de 1,4 mil mm.

O índice de precipitação na cidade em dezembro foi 230% maior que a média do mês nos últimos dez anos, que é de 235,9 milímetros.

A medição é feita por quatro pluviômetros, instalados na base da Defesa Civil, no distrito de Água Vermelha e nos bairros Jardim São Paulo e Cidade Jardim.

Destruição e morte

Chuva causou destruição em São Carlos — Foto: Fabiana Assis/g1

Choveu em São Carlos em 21 dos 31 dias de dezembro, principalmente no final do mês. Entre os dias e 24 e 31 caiu 479,8 milímetros. As chuvas causaram destruição e prejuízos na cidade.

O dia mais chuvoso foi 28 de dezembro, com uma precipitação de 263,6 milímetros. Neste dia, uma mulher morreu, arrastada pela enxurrada e várias regiões foram alagadas, como a região do Mercado Municipal e o rotatória do Cristo.

De acordo com a secretaria municipal de Serviços Públicos, desde então 150 pessoas estão trabalhando na limpeza das áreas atingidas e na recuperação de vias.

A prefeitura estuda uma contratação emergencial para agilizar a recuperação asfáltica das vias.

Equipes da Prefeitura de São Carlos continuam trabalhos de limpeza cinco dias após a cidade ser atingida por fortes chuvas — Foto: Prefeitura de São Carlos/Divulgação

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger