Lula se diz disposto a tentar a reeleição-“Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista à Rádio CBN nesta terça-feira (18), que está disposto a concorrer nas eleições de 2026 para evitar que “um fascista” volte ao poder. “Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista. Não vou permitir que essa hipótese de ser governado por um negacionista como nós já tivemos”, disse Lula em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Quando questionado sobre os desafios que sua idade avançada poderia representar para uma possível reeleição aos 81 anos, Lula respondeu confiante que estará “no auge da vida”. Ele reiterou que se candidatará se isso significar evitar que aqueles que ele considera retrógrados voltem a governar o país. No entanto, também reconheceu que há muitas outras pessoas qualificadas para serem candidatas, destacando que não é sua primeira escolha.
Bolsonaro foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral até 2030 devido, mas continua ativo politicamente com foco nas eleições municipais deste ano. Foto: Ricardo Stuckert