GERALSÃO CARLOS

Ministro Alexandre de Moraes nega ida de Bolsonaro para posse de Trump nos EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, feito para que ele pudesse viajar à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi tomada porque a defesa de Bolsonaro não apresentou provas suficientes de um convite oficial para o evento.

A defesa de Bolsonaro argumentou que ele deveria ser autorizado a viajar, mas Moraes destacou que a viagem não é essencial e que há risco de Bolsonaro tentar fugir do país para evitar a aplicação da lei penal. Esta é a quarta vez que o pedido de devolução do passaporte de Bolsonaro é negado.

A defesa de Bolsonaro apresentou um e-mail como prova do convite, mas o ministro considerou o documento insuficiente e sem detalhes necessários. Bolsonaro já havia tentado recuperar o passaporte em outras ocasiões, como em março de 2024, quando queria viajar a Israel a convite do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, mas o pedido também foi negado.

Bolsonaro afirma sentir-se perseguido pela Justiça e não descarta buscar refúgio em uma embaixada. Foto: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *