Tecnologia de pesagem em movimento começa a ser testada na SP-310 em Araraquara
A Ecovias Noroeste Paulista iniciou a instalação do sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion) no km 264 da Rodovia Washington Luís, pista sul (sentido interior-capital), em Araraquara. A tecnologia permitirá a pesagem de veículos pesados em movimento, com alta precisão e sem necessidade de parada.
Sensores no pavimento e câmeras em pórtico identificam o modelo, número de eixos, placa e tipo do veículo em tempo real. O sistema faz a leitura em 1,2 segundo e será testado por cerca de seis meses antes de entrar em operação.
A principal vantagem do HS-WIM é a fiscalização de 100% dos veículos de carga sem prejudicar o fluxo. A tecnologia contribui para a redução do desgaste do pavimento, aumenta a segurança nas estradas, diminui atrasos no transporte e ainda ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes, já que elimina a necessidade de paradas frequentes.
A implantação do HS-WIM integra um conjunto de inovações adotadas pela concessionária. A empresa também foi pioneira no Estado com o pedágio eletrônico Free Flow, já em operação em Itápolis e Jaboticabal, e lançou o sistema SOS.ECO.BR, que permite acionar socorro pelo celular, mesmo em locais com pouca cobertura de sinal.
A tecnologia já é usada em Minas Gerais e Goiás pela Ecovias do Cerrado e foi reconhecida com o Prêmio ANTT – Destaques 2023. O objetivo é modernizar a infraestrutura rodoviária com mais eficiência, segurança e sustentabilidade.