GERALSÃO CARLOS

Casa do Trabalhador oferece mais de 300 vagas e amplia opções de qualificação em São Carlos

A Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está com mais de 335 vagas de emprego abertas, abrangendo desde funções que exigem pouca experiência, como linha de produção, varredor de rua e auxiliar de limpeza, até cargos mais especializados. O atendimento à população é feito mediante agendamento, presencialmente ou pelo site da Prefeitura.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, as oportunidades mais buscadas incluem auxiliar de limpeza, atendente de balcão e ajudante geral. No entanto, ainda há dificuldade em preencher vagas como as de açougueiro, torneiro, auxiliar de marceneiro, dentista e operador de empilhadeira. Essa última, inclusive, é um exemplo de demanda reprimida por falta de qualificação. Para suprir essa carência, a Casa do Trabalhador está promovendo cursos em parceria com o SEST/SENAT – o curso de Operador de Empilhadeira está com inscrições abertas até 13 julho, com aulas previstas entre os dias 24 de junho e 21 de julho, no período da noite. “Nosso objetivo é conectar as vagas disponíveis às pessoas que mais precisam. Estamos investindo em capacitação gratuita e parcerias estratégicas para garantir que o trabalhador esteja preparado e tenha a chance de voltar ao mercado com dignidade e qualificação”, afirma a secretária Paula Knoff.

Capacitação – Além do curso de empilhadeira, outros programas de qualificação serão oferecidos nos próximos meses. Há oportunidades para quem deseja se capacitar como assistente de recursos humanos, com aulas na própria Casa do Trabalhador em parceria com o Senac; para quem tem interesse em gastronomia sustentável, com turmas ministradas na sede da Electrolux; e cursos técnicos como hidráulica aplicada a redes de água e esgoto, que acontecerão com apoio do Senar.
Também está previsto o curso de trabalho em equipe, com turmas no auditório Wilson Wady Cury, voltado para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, e mais uma rodada de gastronomia sustentável em setembro. Todos os cursos são gratuitos e voltados à formação prática, com carga horária variada e certificados ao final.
As vagas são atualizadas diariamente no portal da Prefeitura de São Carlos, acessível pelo link rápido “Vagas de Emprego” em saocarlos.sp.gov.br. Para se habilitar, o trabalhador deve apresentar carteira de trabalho, número do PIS, documento de identidade (RG, CPF ou CNH) e comprovante de endereço atualizado.
Além disso, é possível consultar as vagas e retirar carta de encaminhamento via aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível gratuitamente nas lojas de apps, ou pelo portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br).
O atendimento na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, localizada na Avenida São Carlos, 1.839 – Centro, pode ser agendado pelo site agendamento.saocarlos.sp.gov.br, pelo telefone (16) 3376-6561 ou feito diretamente no posto de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger