Prefeitura e Ufscar avançam com Ministério da Saúde na implantação de centro especializado de reabilitação
A implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) na Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) avançou com a realização de uma visita técnica do Ministério da Saúde no último dia 10 de fevereiro, em São Carlos.
A agenda reuniu a reitora da UFSCar, Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira, o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a diretora da USE, Patrícia Magdalena, e representantes do Ministério da Saúde: a coordenadora-geral de Atenção Especializada, Carmen Moura Santos, o analista de infraestrutura Henrique Amorim Soares e Gabriel Martins de Paula, da Secretaria-Executiva.
O objetivo da visita foi avaliar as condições estruturais da USE e apoiar a implementação do CER III na própria USE. O projeto será viabilizado com recursos do novo PAC, do Governo Federal.
De acordo com a reitora, a iniciativa integra um conjunto de investimentos federais para a ampliação da rede de reabilitação no país. Ela destacou a parceria com a Prefeitura de São Carlos para a adequação da estrutura da USE, que passará a abrigar o CER III com atendimento nas modalidades de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de oficina ortopédica.
A dirigente também ressaltou que a USE já possui histórico consolidado na área de reabilitação e que o projeto poderá ampliar a atuação da universidade na oferta de serviços à população. Segundo ela, a articulação entre universidade, Prefeitura e Ministério da Saúde abre perspectivas para novos investimentos voltados à saúde regional.
Para o secretário municipal de Saúde, a implantação do CER III na USE fortalecerá a rede de cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Carlos e região. “Atualmente referência em reabilitação física, a USE deverá expandir o atendimento para as áreas auditiva e intelectual, absorvendo demandas encaminhadas pela rede municipal”.
O secretário informou ainda que a Prefeitura realizará a contratualização dos serviços por meio de convênios com a UFSCar, permitindo a ampliação da oferta de atendimentos, especialmente na área de fisioterapia, já consolidada no município. A proposta, segundo ele, é otimizar recursos e gestão, evitando a criação de estruturas paralelas e qualificando os serviços prestados.
Também participaram da reunião a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, integrantes do grupo de trabalho da USE envolvidos no processo e o superintendente do Hospital Universitário da UFSCar, Thiago Luiz de Russo.





“