AVC e infarto matam mais que coronavírus em São Carlos
No ano, a cidade registrou 737 mortes; só de pneumonia foram 124.
Os dados do Portal da Transparência de Registro Civil do Brasil mostram que de 16 de março a 20 de agosto deste ano, São Carlos registrou 64 mortes por AVC e 63 por infarto de um total de 737 óbitos. O portal reúne as informações colhidas em 836 cartórios de registro civil do Estado de São Paulo.
Desse compilado de informações, a cidade registrou, também, 48 mortes por insuficiência respiratória e 124 por pneumonia. Esses casos não guardam relação às ocorrências da covid-19.
O último boletim coronavírus registrado pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos atesta 33 mortes para covid. A última vitimou um homem de 47 anos.
O médico infectologista Bernardino Alves Souto, do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), faz uma ponderação sobre os números. Na opinião dele, a comparação dos dados necessita de critério. “Comparar dado bruto de mortalidade é bem provável que faremos inferências incorretas e interpretações inadequadas. É preciso purificar e estratificar os dados e fazer outras interpretações para não fazermos confusão”, esclareceu.
Com informações do São Carlos Agora



“