Bolsonaro cutuca Doria, mas o convida para passeio de helicóptero em SP
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lamentou hoje o fato de que sua visita ao Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, deve ser adiada, pois o governador João Doria (PSDB-SP) pode transformar a região em uma “área vermelha” no plano de combate ao coronavírus.
Ele cutucou Doria, seu adversário político, ao dizer que seria “obrigado” a adiar a viagem, mas o chamou para um passeio de helicóptero. “Pela segunda vez, eu vi na televisão agora há pouco que o senhor governador de São Paulo, sua excelência João Doria, nada a ver com a minha ida lá, mas iria baixar um decreto transformando em área vermelha o Vale do Ribeira. Se isso acontecer, eu vou ser obrigado a mais uma vez adiar a minha ida ao Vale do Ribeira”, disse Bolsonaro, durante a live de hoje, transmitida por Facebook e YouTube.
Desde o início da pandemia da covid-19, o presidente tem criticado as restrições impostas por Doria, cujo governo determinou o fechamento de serviços não essenciais para que a circulação de pessoas fosse limitada. Hoje, foi noticiada a possibilidade de o Vale do Ribeira voltar à “fase vermelha”; o presidente não criticou diretamente esta atitude, mas opinou que as prefeituras da região seriam capazes de realizar eventos “com toda a segurança”. “Eu sei que o prefeito já fez um evento com toda a segurança no tocante ao vírus, a mesma coisa em Eldorado, Itaoca… Eu sou o presidente da República, mas como não é um estado de emergência para mim, eu vou ser obrigado a adiar a minha ida a adiar a minha ida para lá”, afirmou o presidente, que não disse para quando pensa em adiar a viagem.
Passeio de helicóptero Bolsonaro fez um convite a Doria para um passeio de helicóptero pela região do Vale do Ribeira. Eu queria convidar o João Doria, nessa minha ida para lá, a ir no meu helicóptero. Está convidado, senhor João Doria, venha comigo. Em todo lugar que eu for, eu falo, e o senhor faz uso da palavra. Sem problema nenhum, não tem problema político comigo. Está convidado.” “Afinal de contas, nós, políticos, estamos sujeitos a vaias, de vez em quando até um ovo. Eu faço o quê? Acontece. Enfrentar o povo! Como disse o ministro do Supremo Tribunal Federal há um tempo atrás, quem não quer receber isso da população, não se candidate e fique em casa. Prezado João Doria,, respeitosamente, você está convidado a ir comigo nestes locais”, completou.
Bolsonaro quer ‘potencializar turismo de jet ski’ na região O presidente da República disse que quer “desburocratizar” o processo para aquisição de habilitação para veículos aquáticos pessoais, em especial para uso de jet ski. Segundo ele, a região do Vale do Ribeira pode ter o turismo “potencializado” se investir em atrativos para passeios de jet ski pelo Rio Ribeira de Iguape. “Filmar aquela região para mostrar a maravilha que é o Rio Ribeira de Iguape. Aquilo tem um potencial turístico enorme. Eu já entrei em contato com o comandante da Marinha para tratar desse assunto que vou dizer agora: tem país em que você consegue habilitação para motonáutica, jet ski, na hora.
Você assina o termo de responsabilidade, não tem dificuldade para aprender a dirigir aquilo e vai pilotar seu jet ski. O turismo de jet ski no Vale do Ribeira seria excepcional. Para tal, estamos conversando com a Marinha”, comentou
“A gente pode desburocratizar bastante a aquisição da habilitação de jet ski. O turismo seria feito no Brasil todo, mas o Vale do Ribeira é um lugar excepcional. Pessoal de São Paulo que tem um jet ski na garagem em casa, dá uma chegadinha lá e registra. Você que tem habilitação, seu jet ski está legal, dá uma volta de jet ski no Rio Ribeira de Iguape. A água está límpida, transparente. É uma coisa fenomenal. Quero que a Marinha entenda que isso é viável, é possível. Nós vamos potencializar o turismo de jet ski na região do Vale do Ribeira”, concluiu Bolsonaro. (UOL)