Com baixa procura, Azul cancela voos e passa a operar com avião menor em Araraquara

Empresa retomou operação há quatro dias com voos do aeroporto Aeroporto Bartholomeu de Gusmão para Viracopos, em Campinas. Avião para 9 passageiros passa a operar.

Em sua primeira semana operando em Araraquara (SP), a Azul Linhas Aéreas já cancelou voos e irá mudar o modelo do avião para um com menor capacidade de passageiros. (veja abaixo o posicionamento na íntegra).

Na segunda-feira (14), a Azul começou a operar no aeroporto Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara (SP) com voos comerciais destinados exclusivamente ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

A estimativa era ofertar 560 assentos por dia em 8 voos. Mas, três dias depois, a empresa já cancelou vários voos e anunciou que irá trocar o avião ATR 72-600, com capacidade para 72 pessoas, por um Cessna Grand Caravan, que é menor e tem capacidade para apenas 9 passageiros.

A frequência de voos também será diminuída. A companhia disse que está fazendo ajustes conforme a demanda e a operação será readequada devia à baixa ocupação.

Voos cancelados

Inicialmente estavam disponíveis quatro horários de saída de Araraquara e quatro horários de saída de Campinas. De quinta até sábado, 10 voos foram cancelados, segundo a Azul.

Nesta sexta (18), apenas o horário das 15h30 estava disponível saindo de Araraquara para Campinas, assim como no sábado (19). No domingo (20), estão disponíveis voos às 15h30 e 19h20.

De Campinas para Araraquara, no sábado haverá voo às 14h05. No domingo, há voos às 14h05, 17h55 e 22h30.

O que acontece quando houver cancelamento de voo?

Assim que a companhia aérea tiver ciência de que o atraso ou cancelamento vai acontecer, deve imediatamente notificar o consumidor. Devem ainda partir da própria empresa as seguintes medidas:

  • manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  • oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material, como internet, telefone, alimentação e hospedagem.
  • oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.

Veja a nota da Azul na íntegra:

“A Azul informa que, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, as operações no aeroporto de Araraquara (SP) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Os voos terão sua frequência diminuída e passarão a ser operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes.

A companhia destaca que as mudanças fazem parte do planejamento operacional e, como empresa competitiva, está se adaptando ao mercado. Os Clientes afetados receberão toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”

Fonte: G1.

Foto: Azul Linhas Aéreas/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *