Fiscalização da Prefeitura divulga balanço da operação carnaval
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, divulgou nesta quarta-feira (18/02), o balanço da Operação Carnaval 2026. As ações ocorreram entre os dias 14 e 17 em diferentes pontos da cidade, como Praça XV, Parque do Bicão, FESC, Aracy, além de clubes e estabelecimentos comerciais. A iniciativa foi conduzida pelo Departamento de Fiscalização com apoio da Guarda Municipal e, em momentos específicos, da Polícia Militar. O Ministério Público também acompanhou parte das atividades, representado pelo promotor Sérgio Domingos de Oliveira.
Durante a operação, foram realizados o cadastramento e sorteio de vagas para ambulantes, além da fiscalização do comércio informal. Apenas cinquenta trabalhadores previamente inscritos puderam atuar na Praça XV e no Parque do Bicão. Dois ambulantes de outras cidades foram retirados por não estarem autorizados. Nos estabelecimentos comerciais, equipes realizaram vistorias periódicas para verificar cumprimento de horários e restrições.
Segundo o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, a presença reforçada da Polícia Militar e da Guarda Municipal nos locais de maior concentração de público garantiu tranquilidade aos foliões. Ele destacou que não houve registro de ocorrências graves em locais públicos ou particulares durante os dias de festa.
O balanço da operação aponta que 21 estabelecimentos comerciais foram vistoriados, quatro notificações foram aplicadas por irregularidades administrativas, seis locais particulares com atividades de carnaval receberam fiscalização, quatro vistorias ocorreram em espaços públicos, dois ambulantes de outras cidades foram retirados, onze orientações foram dadas a ambulantes credenciados e uma notificação foi aplicada por comércio de móveis não autorizado. Nenhum estabelecimento precisou ser interditado.






“