Ibaté conquista prêmio Excelência Educacional, autoridades da cidade não compareceram ao evento
A rede municipal de ensino de Ibaté é contemplada com o prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos, ação de alfabetização promovida pelo governo do Estado de SP.
Neste programa são reconhecidos os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), no ano de 2024.
Ibaté teve 4 escolas que atingiram as metas estabelecidas no Índice de Excelência Educacional: E.M. Antonio Deval, E.M. Prof.ª Alice Rossito Cervoni, E.M. Prof.ª Neusa Milori Freddi e E.M Prof.ª Vera Helena Trinta Pulcinelli, resultado este que reflete o esforço e empenho dos professores da rede municipal e dos gestores das escolas no ano de 2024 que se comprometeram em garantir que os alunos dos 5ºs anos da escolas obtivessem bons resultados nas provas, demostrando o compromisso com a alfabetização das crianças Ibateenses.
A solenidade de premiação ocorreu no memorial da América Latina, em São Paulo no dia 25 e estiveram presentes o Secretário Estadual de Educação Renato Feder, o Presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, a primeira Dama, Cristiane Freitas, esposa do governador do Estado e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, além de empresas parceiras e diversos prefeitos e secretários de educação municipais.
Como premiação, o governo do estado injetará cerca de 80 milhões às escolas premiadas, sendo que para a região central, na qual Ibaté se inclui, será destinado 1,4 milhão.
Muito embora Ibaté tenha tido 4 escolas municipais premiadas, não houve a presença de nenhuma autoridade municipal no evento.
Alfabetiza Juntos SP
O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. Apenas no ano passado, o Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões na iniciativa. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores (já adotada por 638 cidades), a Avaliação de Fluência Leitora (645 municípios participantes), a distribuição de material didático padronizado (509 municípios) e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado (343 municípios).
Assista a premiação no Canal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
