Jovens farão o juramento a Bandeira em Ibaté
Nesta quinta-feira (9), mais de 300 jovens que completam 18 anos em 2018 deverão participar da solenidade de juramento a bandeira em Ibaté e com isso retirar o documento de reservista. A solenidade acontecerá às 8h, no Centro de Convivência da Melhor Idade.
O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar 18 anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
Após o juramento da bandeira, os jovens receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), um documento de extrema importância, e, sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir determinados documentos, como o título de eleitor, além de não poder participar de qualquer concurso público.
O documento de reservista só poderá ser retirado pelos jovens que comparecerem na cerimônia de juramento da bandeira. Os rapazes que não puderem ir à cerimônia de juramento devem procurar a 46ª Junta de Serviço Militar para marcar o juramento que deverá ser feito em gabinete.
O prazo para a retirada do documento é de dois meses após o juramento da bandeira, depois disso, ele é incinerado. A 46ª JSM de Ibaté funciona de segunda a sexta-feira, na Prefeitura, e devem procurar a secretária Marines Vergs.
O presidente da 46ª JSM de Ibaté, o prefeito José Luiz Parrella (PSDB), lembra que os jovens são dispensados devido a cidade não ter um Tiro de Guerra. “Como Ibaté não tem tiro de guerra, os jovens não servem e são dispensados dos serviços militar por residir em município não tributário, mas caso o país precise, eles podem ser chamados para defender o Brasil”, disse.
O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado a Rua João Altéia, 290, no bairro Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone (16) 3343 1252.