Tusca 2024: Caaso da USP São Carlos vence a Taça Universitária pelo terceiro ano seguido
Pela terceira vez consecutiva, o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso), da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP), ganhou a Taça Universitária de São Carlos (Tusca). É o 8º título da atlética na competição. As informações são do g1 São Carlos e Araraquara.
O anúncio foi feito no final da noite deste domingo (17), após a final do vôlei no ginásio Milton Olaio Filho.
Com mais essa conquista, o Caaso chega a oito títulos nos 44 anos da Tusca. As vitórias aconteceram em 1987, 2007, 2009, 2012, 2013, 2022, 2023 e neste ano. Nas outras vezes, a campeã foi a Associação Atlética Acadêmica (AAA) da UFSCar.
A edição deste ano contou com a participação de seis atléticas, com 1,2 mil atletas disputando 43 modalidades, entre elas xadrez, polo aquático, tênis de mesa, vôlei, futebol, natação, judô, beisebol, tênis e handebol.
Além do Caaso e da UFSCar, participaram das competições a Liga das Engenharias da Unicamp, a Atlética da UFABC, a Associação Atlética Acadêmica Horácio Lane da Engenharia da Mackenzie e a Atlética Mauá.
Rivalidade de décadas
A Tusca surgiu da rivalidade entre a USP e a UFSCar. A ideia do torneio foi dos próprios estudantes motivados pela disputa histórica. Em 1978, durante um jogo, a rivalidade chegou ao limite quando um aluno da UFSCar apagou as luzes do ginásio para vencer a partida.
A competição ia além das quadras. Antes mesmo dos jogos começarem, havia até guerra de ovos e muitas brincadeiras.
Uma das características do torneio era a ‘invasão’ da UFSCar, mas, ao longo dos anos, a Tusca mudou e as festas e shows passaram a ser a atração principal. Foto: Amanda Rocha/g1/arquivo