GERALREGIÃO

12 pacientes ficam cegos após mutirão de cirurgia de Catarata em Taquaritinga

Doze pacientes que participaram de um mutirão de cirurgia de catarata no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Taquaritinga, na região de Ribeirão Preto, perderam a visão total ou parcialmente. Os procedimentos ocorreram em outubro de 2024.

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga informou que os pacientes desenvolveram complicações oftalmológicas pós-cirúrgicas. Durante uma vistoria técnica, membros das vigilâncias sanitárias estadual e municipal identificaram falhas na Sala de Materiais para Esterilização do AME, que foi imediatamente interditada.

Com a piora no quadro de saúde dos pacientes, uma reunião foi realizada em novembro de 2024 entre os doze afetados e a administração do AME. Os pacientes, em sua maioria idosos, foram encaminhados a serviços especializados em oftalmologia, como a Santa Casa de Araraquara e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Parte deles foi informada de que a situação era irreversível.

Maria de Fátima Garcia Chiari, de 67 anos, uma das vítimas, relatou que após a cirurgia foi diagnosticada com uma infecção que atacou o globo ocular. Ela foi submetida a um transplante de córnea em uma clínica em Araraquara, mas não recuperou a visão.

A secretária executiva da Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Perdicaris, classificou o incidente como um “fato isolado gravíssimo” e afirmou que uma investigação está em andamento para apurar as causas e tomar as medidas necessárias. Toda a equipe médica envolvida no mutirão foi afastada de suas funções.

A Prefeitura de Taquaritinga informou que todos os pacientes afetados foram incluídos na fila de transplante de córnea, buscando soluções para restaurar sua visão. A secretária executiva de Saúde do Estado de São Paulo explicou que o governo estadual só tomou conhecimento dos casos em janeiro e que o fato está sendo apurado. Com informações da Cidade/On-Imagem EPTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger