Fesc inicia curso de digitalização e pesquisa audiovisual em parceria com CULTSP PRO e Secretaria de Cultura
A Fundação Educacional São Carlos (FESC) iniciou na quarta-feira (29/07) o curso Digitalização e Pesquisa Audiovisual, promovido em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Audiovisual, Games e Tecnologias e a Secretaria Municipal de Cultura.
Com carga horária de 63 horas, a formação será realizada até 7 de outubro, sempre às terças e quartas-feiras, das 14h às 17h, no campus da FESC – Vila Nery. O curso reúne participantes interessados em preservação da memória audiovisual, pesquisa e documentação de acervos.
O formador Flávio Rogério Rocha conduz as atividades, que têm como objetivo apresentar práticas de identificação, conservação preventiva e digitalização de fitas MiniDV pertencentes ao acervo da TVE São Carlos. Os alunos aprenderão processos de captura, conversão, armazenamento, catalogação e organização de conteúdos audiovisuais.
A proposta inclui contribuição direta para a estruturação inicial do futuro Centro de Documentação Audiovisual (CEDOC) da TVE São Carlos. Os participantes atuarão na preservação da memória audiovisual do município e no fortalecimento de iniciativas voltadas à gestão e valorização do patrimônio cultural.
Durante o curso, estão previstas visitas técnicas a centros de documentação e instituições de memória da cidade, com o objetivo de apresentar diferentes metodologias de preservação, organização e acesso a acervos audiovisuais.
O encerramento será marcado por um Laboratório Criativo, no qual os alunos apresentarão à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido, compartilhando experiências, pesquisas e materiais produzidos.
O curso conta com a parceria entre FESC, Secretaria Municipal de Cultura e CULTSP PRO, ampliando oportunidades de formação profissional e promovendo ações voltadas à preservação da memória, ao fortalecimento da cultura e ao desenvolvimento do setor audiovisual em São Carlos.





“