GERALMUNDO

Nevada e Geórgia podem definir o resultado da eleição nos EUA nesta quinta

Projeção aponta 264 votos para Biden e 214 para Trump no Colégio Eleitoral.

  • Biden lidera em Nevada e, se ganhar lá, leva os 6 delegados do Colégio Eleitoral que faltam para ele vencer a eleição
  • Para ganhar, Trump precisa vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia, além de virar o resultado em Nevada
  • Cenário muda se Trump virar no Arizona: alguns veículos já projetam vitória de Biden lá, mas outros dizem que disputa está em aberto
  • Apuração na Pensilvânia pode durar dias, mas liderança de Trump tem diminuído no estado; acompanhe apuração em tempo real
  • Há manifestações contra e a favor de Trump pelo país; apoiadores armados protestaram no Arizona.

As projeções da Associated Press, agência de notícias que está monitorando a contagem de votos nas eleições presidenciais dos EUA, indicam que Biden está muito perto ter 270 votos no colégio eleitoral e, assim, ser considerado eleito.

Pelas contas da agência, no começo da tarde desta quinta (5), faltariam só 6 votos, de Nevada, para ele chegar lá. Mas outros veículos de comunicação, como o “New York Times” e as redes NBC e CNN, ainda não consideram definitiva a vitória democrata no Arizona, que tem o peso de 11 votos.

A AP explicou que projetou Biden vencedor no estado porque ele tinha 5 pontos percentuais a mais que Trump, e 80% dos votos haviam sido apurados até a manhã de quarta.

A secretária de Estado do Arizona, Katie Hobbs, disse nesta manhã que ainda há cerca de 450 mil votos não contados.

Contagem na Geórgia

Cerca de 60 mil votos estão sendo contados na Geórgia, afirmou nesta quinta-feira (5) o oficial da eleição no estado, Gabriel Sterling, durante coletiva de imprensa. Os condados com mais cédulas a serem analisadas são os de Chatham (17.157) e Fulton 11.200).

Com 99% dos votos projetados, Trump lidera no estado por 18.098 votos. O republicano tem 49,57%, contra 49,20% do democrata (uma diferença de 0,37 ponto percentual). A candidata Jo Jorgensen, do Partido Libertário, tem 60.393 votos (1,23%).

“Rápido é ótimo, e nós apreciamos quando é rápido. Mas nós apreciamos mais a precisão. A precisão será o alicerce sobre qual as pessoas vão acreditar nos resultados dessas eleições, seja do lado vencedor ou perdedor”, afirmou Gabriel Sterling.

Às 11h12, Trump escreveu, em letras garrafais: “parem a contagem!”

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger