Governo de SP coloca todo o estado na fase vermelha, escolas continuam abertas
Com recorde no número de internações, governo decreta medidas mais rígidas válidas a partir da 00h de sábado (6) até 19 de março
Governo de SP coloca todo estado na fase vermelha da quarentena por 14 dias a partir de sábado; escolas seguirão abertas.
O governo de São Paulo classificou, nesta quarta-feira (3), todo o estado na fase vermelha por 15 dias para conter a alta de casos e mortes por covid-19 que afeta todo o país. O anúncio foi feito na coletiva de imprensa que reúne membros do governo e do Centro de Contingenciamento da Covid-19, no Palácio dos Bandeirantes. “Em São Paulo e no Brasil, estamos à beira de um colapso na saúde. Isso exige medidas urgentes”, afirmou João Doria (PSDB). A medida começa a valer a partir da 00h do sábado (6).
“Vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia desde o primeiro caso na pandemia no Brasil”, disse Doria. “É a pior crise de saúde dos últimos cem anos. Há 41 dias, o Brasil tem mais de mil mortes por dia. Como se cinco aviões caíssem por dia matando todos os seus ocupantes. Isso é uma tragédia que pode ser ainda pior. Não podemos banalizar a morte. Um paciente de covid-19 é internado a cada dois minutos.”
“Hoje é o dia mais difícil que já enfrentei desde o início da pandemia pelo diagnótico da situação e pelas medidas a serem tomadas”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingenciamento da Covid-19.
Nesta fase, funcionam somente os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados e padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transportes, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, pousadas, bancos, pet shops e serviços de entrega.
O atendimento presencial em restaurantes, comércios e lanchonetes fica proibido, mas os serviços de entrega podem funcionar normalmente. Shopping centers, academias, salões de beleza e barbearias também não podem abrir. Eventos, convenções e atividades culturais presenciais estão proibidas.







“