Araraquara registra o primeiro caso de reinfecção com a nova cepa
A mulher de 26 anos pegou coronavírus duas vezes no prazo de 128 dias; secretária de Saúde vê o caso com preocupação
O primeiro caso de reinfecção causada pela variante brasileira do coronavírus, a P1 (também conhecida como cepa de Manaus), foi registrado em Araraquara.
Trata-se de uma mulher de 26 anos que teve covid-19 em setembro de 2020 e em fevereiro deste ano voltou a testar positivo. A comprovação foi feita por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo Camila Romano, pesquisadora do IMT da USP e uma das responsáveis pelo estudo, em setembro a paciente foi infectada com a variante asiática, que circulava na cidade. Agora, este ano foi reinfectada com coronavírus, mas com a nova cepa, a P1.
A diferença entre as duas infecções foi de 128 dias. Nos dois casos, os sintomas foram leves, sem necessidade de internação.
Camila Romano diz que o caso será publicado na plataforma MedRixiv e ainda não foi submetido a revisão por outros cientistas. “Na prática clínica é observado aumento nos casos de reinfecção, mas não pode ser associado apenas à presença da variante P1. Se tivéssemos apenas a linhagem antiga, poderíamos também ter reinfecção”, diz a pesquisadora.
A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, diz que vê o caso com preocupação porque uma reinfecção é sempre preocupante,. “Por isso reforçamos que ninguém que já teve a doença está livre de ter novamente”.
(A Cidade On Araraquara)