Descalvado e Matão registram os primeiros casos de varíola do macacos
Matão e Descalvado (SP) registraram os primeiros casos de varíola do macaco, segundo boletim semanal do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara. As informações são do G1.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Descalvado, o caso foi confirmado na última sexta-feira (30). O paciente tem 34 anos, é morador da cidade e trabalha na cidade de São Paulo.
Inicialmente ele buscou por atendimento na rede privada de saúde, onde mantém um plano de assistência médica. Após ser comunicada, a equipe da Vigilância Epidemiológica fez a coleta de material e encaminhou para o Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto, onde a suspeita de varíola dos macacos foi confirmada.
Quem apresentar estes sintomas da varíola do macaco em Descalvado deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, ou no Pronto Atendimento localizado na Santa Casa de Misericórdia, que atende 24 horas sete dias por semana.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Matão para obter informações a respeito do paciente da cidade e aguarda retorno.
De acordo com lista atualizada pela Secretaria do Estado da Saúde, nesta quarta-feira (3), São Paulo contabiliza 1.184 casos confirmados da doença.
Região
Com a confirmação de mais esses dois casos sobe para seis o número de infectados pela Monkeypox na região. Os outros casos estão em:
- São Carlos tem dois casos: um homem de 34 anos e em outro de 48
- Araras registrou o caso em um homem de 30 anos
- Rio Claro confirmou o caso em um jovem adulto, mas não divulgou a idade.