GERAL

SÃO CARLOS-Dono de fazenda é multado em R$ 5 milhões por gado em área de preservação ambiental

Operação foi realizada pela Polícia Ambiental de Araraquara após denúncia

A Polícia Ambiental de Araraquara flagrou a pastagem de gado em área de preservação ambiental em propriedade rural em São Carlos. O caso ocorreu nesta quarta-feira (14), após denúncia de que os animais estavam em área de preservação permanente do Rio Mogi Guaçu. As informações são do portal Araraquara Agora.

A ação fez parte da Operação Madeira Legal. Os policias localizaram diversos bovinos no local. “Foi realizada vistoria em toda a propriedade, sendo constatado que os animais, além da área de preservação permanente, estavam acessando e pastando em outras áreas especialmente protegidas da fazenda”, diz o boletim de ocorrência.

A Polícia Ambiental ressalta que “apresença de gado em área de preservação ambiental pode causar danos significativos nas vegetações, danificando e dificultando a regeneração natural da vegetação nativa”.

As áreas danificadas estão inseridas no bioma Cerrado, conforme Legislação Estadual. Com o uso de aparelho GPS e após georeferenciamento das áreas, foram constatados o uso ilegal de quase 1 mil hectares de Área de Preservação Permanente, entre áreas de Vegetação Nativa e áreas de Reserva Legal.


O proprietário da fazenda terá que pagar uma multa superior a R$ 5,7 milhões por danificar vegetação nativa em área de preservação permanente nos estágios pioneiro, médio e Inicial de regeneração natural; por danificar vegetação nativa nos estágios inicial e médio de regeneração natural e por danificar vegetação nativa em área de reserva legal. Ainda foram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *