Dias quentes- Veja dicas e ideias para proteger seu animal neste período de calor
O calor faz mal para cachorro em muitas situações diferentes, assim como ele faz mal para nós, humanos. Por isso, é preciso tomar todos os cuidados necessários em dias muito quentes e com a chegada do verão. O seu dog carece de cuidados extras nesse momento.
No entanto, isso não significa dizer que esse momento de calor não pode ser aproveitado também. Muito pelo contrário: você pode aproveitar esse excelente momento de calor e diversão com o seu dog. Principalmente em situações envolvendo água, já que alguns cães realmente adoram isso.
O calor faz mal para cachorro?
O calor faz mal para cachorro. É muito comum que, em situações de calor excessivo, os cães tenham certas dificuldades para respirar, comer e também falta ânimo para brincar.
Por isso, o calor faz mal para cachorro principalmente quando não houver um controle do tutor. Isto é, a utilização de filtro solar, cuidados com a hidratação e preservação do dog na sombra.
Um dos erros mais graves – e comuns – que os tutores cometem com seus cães no verão, é levá-los para passear independente da temperatura. Afinal, o dog tem que passear, não é mesmo?
Sim, ele tem que passear. Mas há momentos para fazer isso com segurança, especialmente no verão. Os coxins podem queimar facilmente no asfalto que está beirando os 70 graus e a respiração do dog pode ficar comprometida. Principalmente se o pet for braquicefálico.
Por isso, tome todos os cuidados com seu dog no verão. Inclusive, temos um artigo sobre isso por aqui, com dicas extras para te ajudar: Verão com pets: dicas para evitar a insolação nos dias quentes.
Afinal, é possível, sim, aproveitar o verão com o seu dog, tomando todos os cuidados necessários. Os cães amam brincar por aí, e essa estação permite dias mais longos e secos.
Continue lendo para saber mais.
Cuidados com o cachorro em dias muito quentes
Se você quer aproveitar os dias quentes com o seu dog, saiba que isso é 100% possível. Afinal, a maioria dos cães gostam do verão, pois são dias mais longos e aproveitáveis no quintal.
Mas é preciso saber que, ao mesmo tempo, alguns cuidados precisam ser tomados.
Se você é um tutor mais experiente, certamente já coloca algumas dessas dicas em prática. Mas se você ainda não tem muita experiência no cuidado de dogs, veja abaixo o que fazer para ajudar o seu cão a se sentir mais “de boa” em dias de calorão:
- Hidratação constante.
- Cuidado com os horários.
- Banho de mangueira pode ajudar.
- Tosa.
- Cuidado com os coxins.
- Filtro solar.
- A ração amolece no calor.
- Não deixe o pet fechado.
- Sobrepeso.
- Pulgas e carrapatos.
Continue lendo para saber mais detalhes sobre essas situações e como o seu cão precisa de supervisão em várias delas.
Hidratação constante
O calor faz mal para cachorro em muitas circunstâncias, mas principalmente aquelas em que a hidratação não acontece rotineiramente. O calor desidrata e isso faz com que o corpo tenha que bombar mais sangue para o corpo, causando cansaço extremo. Quem sofre mais com isso, são os cães braquicefálicos.
No entanto, independente das características do seu dog, lembre-se de mantê-lo hidratado. Hidratação é importantíssima para manter os níveis de oxigenação no corpo e os órgãos trabalhando corretamente.
Pode ser hidratação via garrafinha de água, mangueira no quintal ou bebedouro com gelo. Não importa. O importante, é estimular o seu cão a beber mais água, especialmente se você planeja sair com ele por aí.
Inclusive, veja também: Hidratação canina – Tudo que você precisa saber!
Cuidado com os horários
No verão, tem muito horário disponível para fazer coisas legais na rua. Ir ao parque, caminhar no bairro ou praticar atividades físicas certamente entram na rotina de muitos tutores e, consequentemente, muitas vezes o cão vai junto.
Mas saiba que, especialmente no verão, os horários precisam ser regrados. Afinal, o sol é muito quente entre às 10h e 16h. Por isso, entre esses horários, evite passear ou levar o seu dog por aí.
Os melhores horários para aproveitar o verão tranquilamente com o seu amigão, é antes das 10h e depois das 16h, que são aqueles horários mais leves, onde os raios de sol já estão um pouco mais fracos.
Mas isso não significa dizer que cuidados de hidratação, proteção solar e sombra podem ser abolidos, ok?
Banho de mangueira pode ajudar
Ô, e como!
O banho de mangueira está para o cão como um ótimo banho de mar ou piscina está para nós, humanos.
Os cães realmente adoram um bom banho de mangueira enquanto você está fazendo outra coisa no quintal, como molhar as plantas.
Cuidado para não gastar água demais durante a brincadeira, ok? É apenas para refrescar o dog!
Tosa
Essa é uma situação um pouco polêmica, já que nem sempre a tosa é uma boa alternativa para refrescar o dog. Afinal, você sabia que muitas vezes os pelos do cachorro é que protegem ele dos raios de sol?
Por isso, somente faça as tosas no seu dog se houver uma recomendação expressa do veterinário. Isto é, se a tosa realmente vai ajudar o cão a ficar mais refrescado.
No entanto, em algumas situações, a tosa sempre precisa estar em dia, como é o caso da tosa higiênica e também no rosto do pet. Seja no verão ou não!
Cuidado com os coxins
Os coxins, ou seja, as almofadinhas do seu dog, protegem as patas dele. No entanto, quando não bem cuidadas, as almofadinhas podem queimar na superfície quente e deixar bolhas.
Essa situação é muito comum e alguns tutores sequer percebem. Afinal, nem sempre há o hábito de olhar debaixo das patinhas do dog.
Os coxins podem queimar no asfalto quente ou na calçada. Mesmo em horários em que o sol já se foi ou está caindo.
Calor faz mal para cachorro – Filtro solar
Você sabia que existe filtro solar canino? Sim, existe! Afinal, algumas regiões do corpo do seu dog podem queimar facilmente, já que a pele está bem exposta.
O que é o caso da pontinha das orelhas e também o rosto.
Por isso, passe filtro solar com regularidade no seu dog antes de sair de casa. Compre um filtro solar especial para pets, ok? Nunca passe filtro solar humano no seu cachorro!
A ração amolece no calor
Além de problemas para o próprio cão, o calor também traz problemas para alimentação dele. Fazendo ele comer menos e, consequentemente, ter alguns probleminhas de saúde.
Ao não armazenar a ração do cão corretamente, no calor, ela vai amolecer. E isso reduz a capacidade nutritiva dela, além de fazer o cão gostar menos.
Portanto, mantenha os pacotes bem fechados, longe do sol, e troque a ração com frequência no pote.
Calor faz mal para cachorro – Não deixe o pet fechado
Deixar o cão preso dentro de casa ou dentro do carro, pode trazer inúmeros problemas para ele. Especialmente em dias quentes.
Portanto, cuidado ao deixar o seu cão muito tempo sozinho em dias de verão. Preferencialmente, contrate um dog walker para levá-lo para passear.
O calor exaustivo dentro de um lugar muito fechado trará problemas de saúde física e mental para o pet.
Sobrepeso
Não somente no verão, como também em outros momentos: o sobrepeso é um fator de risco para o seu dog. É um problema grave que, em dias muito quentes, o deixará extremamente desconfortável.
Por isso, não ofereça alimentos de baixo valor nutricional para o seu pet. Além disso, ofereça sempre em quantidades adequadas, e nunca em exagero.
Calor faz mal para cachorro – Pulgas e carrapatos
E ainda, vale lembrar: cuidado com pulgas e carrapatos no verão. O calor faz mal para cachorro quando muitos outros problemas acabam aparecendo. E esses parasitas, no verão, vão adorar habitar a pele do seu dog.
Por isso, mantenha o ambiente sempre higienizado, dê remédio antipulgas para o dog e procure um veterinário com urgência caso note um carrapato se instalando na pele dele.
Dicas para passear com o cão em dias quentes
Os dias de verão são os mais convidativos para sair e passear por aí. Mas isso exige alguns cuidados, como:
Calçada quente
No verão, calçada e asfalto podem esquentar tanto, a ponto de queimar os coxins do seu dog. Isto é, as almofadinhas dele.
Por isso, não o leve para caminhar nesses locais em dias quentes.
Calor faz mal para cachorro – Áreas com sombra
Procure sempre áreas com sombra, como embaixo de árvores ou coberturas. Esses locais ajudam o cão a recondicionar a sua energia.
Garrafa de água
E por fim, leve sempre uma garrafinha de água junto. Hidratação é importante, faz diferença e mantém o cão lúcido e saudável no calorão do verão.
Aproveite o verão com o seu dog da melhor maneira possível, sempre cuidando e preservando a saúde dele!