GERALREGIÃO

PIRAMBEBAS-Além de proibir entrada de banhistas no Broa, prefeitura irá regulamentar a pesca

A Prefeitura de Itirapina informa as próximas providências que foram adotadas sobre o as pirambebas na Represa do Broa. Além da publicação do Decreto nº 4.270, que proíbe a presença de banhistas e impõe restrições às atividades aquáticas na represa, seguindo as orientações do Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente oficiou especialistas e órgãos ambientais relevantes em busca de orientações e soluções.

Entre os consultados estão a CETESB, a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Cuesta Corumbataí, o Comitê de Bacias Hidrográficas, a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O IBAMA já protocolou um pedido para análise sobre espécies invasoras, enquanto a SP Águas aguarda manifestação da Diretoria de Bacia do Médio Tietê. Especialistas como os professores Alberto Carvalho Peret (UFSCAR) e Ricardo Jucá Chagas (UESB) recomendaram a realização de estudos e monitoramento para obter informações mais precisas sobre o ecossistema local.

Em uma reunião realizada na última terça-feira (dia 4), representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, da Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis no Broa (APIB) e um biólogo especialista definiram três frentes principais de atuação:

1. Monitoramento da Ictiofauna : A contratação de uma empresa especializada para realizar o monitoramento das espécies na represa, coletando dados sobre as frequências das espécies presentes no ecossistema.

2. Regulamentação da Pesca : A elaboração de uma lei municipal específica para regulamentar a pesca no município, com ênfase na proibição da soltura de espécies invasoras.

3. Campeonato de Pesca : A realização de um campeonato de pesca de piranhas, organizado pela APIB, seguindo todas as regulamentações ambientais pertinentes ao período da Piracema.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar tanto da população quanto dos turistas que visitam a região. As autoridades locais se comprometem a manter a comunidade informada sobre os desdobramentos dessa questão e sobre novas medidas que possam ser necessárias para garantir um ambiente seguro na Represa do Broa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger