GERALREGIÃO

Avião que caiu em São José do Rio Preto causa morte de duas pessoas

Um avião de pequeno porte caiu na manhã de hoje em uma área rural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e deixou ao menos duas pessoas mortas.
As informações são do UOL – Foto: Reprodução UOL – Imagem: Reprodução/Redes Sociais

O que aconteceu
As duas vítimas eram instrutor e aluno, que partiram do Aeroporto de São José do Rio Preto. Eles participavam de um voo de instrução, que saiu do aeroporto às 11h43, segundo a concessionária ASP – Aeroportos Paulistas.

Vítimas foram identificadas como o instrutor Abner de Oliveira e o aluno Felipe Coiado. O aeroclube de São José do Rio Preto lamentou as mortes no que chamou de “trágico acidente”.

Ambos eram integrantes estimados de nossa comunidade aeronáutica e partiram enquanto exerciam com dedicação e paixão a atividade que amavam. Neste momento de dor, solidarizamo-nos profundamente com seus familiares, amigos e colegas, rogando a Deus que conceda consolo e força a todos os que sofrem essa perda irreparável.
Nota do aeroclube de São José do Rio Preto.

Avião passou menos de 10 minutos no ar. Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado para atender à ocorrência foi feito às 11h50. Este era o primeiro voo do professor como instrutor, segundo os bombeiros. Segundo o capitão Rodrigo Lopes, a aeronave caiu logo após a decolagem, em uma área rural da cidade.

Aeronave tinha mais de 80 anos de fabricação. O avião matrícula PP-RDJ era do modelo Paulistinha CAP-4, foi fabricado em 1943 e tinha capacidade para duas pessoas.

Monomotor era de propriedade do aeroclube de São José do Rio Preto. Ela era uma das seis aeronaves autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil para operar no local e a mais velha delas. A empresa também sinalizou o “compromisso com a segurança e com a apuração transparente dos fatos, em colaboração com as autoridades competentes”.

Aeroclube tinha funcionamento permitido pela Anac e autorização para ministrar oito cursos diferentes. Entre os cursos aprovados estavam os de instrutor de voo técnico e prático, piloto comercial, piloto privado e de voo por instrumentos.

Certificado de aeronavegabilidade, que atesta se um avião está em condições técnicas de voar, era válido até hoje. A informação consta no Registro Aeronáutico Brasileiro, emitido pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Bombeiros foram ao local do acidente após receberem relatos de que um “vulto” foi avistado caindo do céu. A queda da aeronave aconteceu em uma área rural na Estrada Municipal José Domingues Netto, no bairro Estância Santa Inês.

A corporação informou que a aeronave não atingiu estruturas próximas e não houve vazamento de combustível. O órgão afirmou ainda que a ocorrência permanece em andamento e que foram acionados o Cenipa e a Polícia Técnico-Científica para as providências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger