Taxa de Trump eleva imposto do suco de laranja brasileiro nos EUA a 70% e ameaça milhares de empregos
No Brasil, tudo começa com os produtores colhendo a fruta na mão. Em seguida, o produto é embarcado a granel do Brasil em tanques de nitrogênio assépticos, para chegar fresco no mercado americano.
As informações são do g1 Fantástico – Foto: TV Globo
A tarifa de 50% sobre produtos do Brasil anunciada por Donald Trump na semana passada pode elevar os impostos sobre o suco de laranja para até 70% do valor total e colocar em risco milhares de empregos, a renda de pequenos produtores e a estabilidade econômica do país.
Isso porque, hoje, a produção e a logística, até o suco chegar aos americanos, são altamente tecnológicas – e, consequentemente, custa caro.
Tudo começa com os produtores colhendo a fruta na mão. Em seguida, o produto é embarcado a granel do Brasil em tanques de nitrogênio assépticos, para chegar fresco no mercado americano.
Depois dessas etapas, o suco brasileiro paga, nos Estados Unidos, US$ 415 de taxa por tonelada – isso dá cerca de 15 a 20% do valor total.
Se Donald Trump não estiver só fazendo cena, e a taxa de 50% emplacar mesmo, as empresas calculam que os impostos chegariam a cerca a 70% do valor das exportações.
“Sobra para você remunerar todo o setor, indústrias, produtores, trabalhadores, insumos, com somente 30% desse preço total”, diz Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.