Homem que matou amigo a pauladas é preso em condomínio de luxo em São Carlos
José Silva dos Santos estava foragido há dois anos. Crime aconteceu em Descalvado em 2017.
As informações são do g1 São Carlos e Araraquara – Foto: acidade on
Um homem de 57 anos procurado por matar um amigo a pauladas foi preso em um condomínio de luxo, em São Carlos (SP), nesta manhã de quarta-feira (20). José Silva dos Santos estava foragido há dois anos. O crime aconteceu em Descalvado em 2017.
O homem foi condenado a 11 anos de prisão e estava em regime semiaberto, mas descumpriu as regras da medida e estava foragido. O g1 não conseguiu contato com a defesa dele até a última atualização da reportagem.
A prisão aconteceu na Avenida Miguel Dhama por volta das 7h. Não há informações sobre o que ele fazia no local. José também foi condenado por porte irregular de arma de fogo e crime de trânsito.
Segundo o boletim de ocorrência, funcionários do condomínio acionaram a PM e informaram que o procurado pela Justiça estava no local. Policiais foram ao endereço e confirmaram a identidade do homem em pesquisa pelo “Muralha Paulista”.
Crimes
De acordo com a sentença, José agrediu um amigo com golpes de pedaço de madeira. A vítima morreu após ficar em estado vegetativo por 2 anos e seis meses. Por este crime, ele foi condenado a 8 anos e nove meses de prisão.
Além do homicídio, José também foi condenado por porte irregular de arma de fogo e crime de trânsito, totalizando uma pena de 11 anos de reclusão.
O foragido vivia em Descalvado. Ele era procurado por descumprimento do regime semiaberto em razão de três condenações.
O que é a Muralha Paulista
O Muralha Paulista está integrado ao sistema Cortex, que reúne uma base de dados nacional e é operacionalizado pelo centro de fusão de dados (“fusion center”) da Secretaria de Segurança Pública.
São Carlos se tornou o primeiro município fora da capital paulista a utilizar o reconhecimento facial para reforçar a segurança pública. O sistema começou a ser utilizado no dia 12 de fevereiro deste ano.