Roselei destaca papel da Embrapa no desenvolvimento de São Carlos
O prefeito interino de São Carlos, Roselei Françoso, participou, na manhã desta quarta-feira (27/08), das comemorações dos 50 anos da Embrapa Pecuária Sudeste, realizadas na Fazenda Canchim. O evento técnico “O futuro da pecuária sustentável” reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater os rumos da agropecuária brasileira e celebrar meio século de inovação científica.
Durante a cerimônia, o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, destacou a profunda conexão da unidade com a cidade. “Antes mesmo de ser Embrapa, já éramos uma estação de pesquisa do Ministério da Agricultura desde 1935. Queremos resgatar essa história com a Pró-Memória e confirmar que fomos a primeira instituição de ciência e tecnologia do município”, afirmou.
Berndt também ressaltou a parceria contínua com a Prefeitura e os impactos diretos das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa na produção local. “Temos assento em comitês estratégicos de desenvolvimento urbano e rural. É uma relação muito positiva, que nos enche de orgulho”, disse.
Sobre os desafios enfrentados ao longo das décadas, o pesquisador foi enfático. “A cada obstáculo superado, surge outro. Hoje lidamos com mudanças climáticas, segurança alimentar e produção sustentável. E já estamos nos antecipando para os próximos 50 anos, que exigirão sistemas mais resilientes diante de eventos extremos como secas prolongadas e chuvas intensas”.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clênio Pillon, trouxe uma visão estratégica sobre os novos rumos da agropecuária e o papel da Embrapa na construção de soluções sustentáveis. “Estamos revisitando nossa agenda de atuação diante de desafios cada vez mais complexos, como a soberania alimentar, a descarbonização e a resiliência climática”, afirmou.
Segundo Pillon, a unidade de São Carlos tem papel decisivo na formulação de protocolos e ferramentas científicas para uma pecuária de baixo carbono. “Essa unidade é referência nos programas de carne e leite sustentáveis, com boas práticas e indicadores que embasam políticas públicas”, destacou.
Ele também enfatizou a importância da articulação institucional. “Desenvolvimento não se faz só com tecnologia, mas com governança e boas políticas públicas. A história da Embrapa Pecuária Sudeste se confunde com o sucesso da agropecuária brasileira nos últimos 50 anos”.
Pillon encerrou sua fala com uma reflexão sobre os novos desafios. “Hoje, além da produção e produtividade, enfrentamos o desafio da sustentabilidade e da inclusão. A melhor ciência só tem valor se incluir pessoas — no campo e na cidade. Precisamos trabalhar de mãos dadas para oferecer as melhores respostas à sociedade”.
Papel estratégico – O subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, também participou das comemorações e destacou o papel estratégico das duas unidades da Embrapa em São Carlos. “A Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Instrumentação são pilares fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro. Elas não apenas geram conhecimento, mas transformam esse conhecimento em soluções práticas que chegam ao produtor rural e fortalecem toda a cadeia produtiva”, afirmou.
Segundo Castro, o impacto das pesquisas vai além das fronteiras do Estado. “São Carlos tem se consolidado como um polo de inovação agropecuária graças à presença dessas instituições. O trabalho que realizam aqui reverbera em todo o país, contribuindo para uma agricultura mais eficiente, sustentável e competitiva”.
Representando a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a vice-reitora Maria de Jesus Dutra dos Reis falou sobre a parceria entre as instituições e o papel da ciência no enfrentamento dos desafios contemporâneos. “Estamos construindo um futuro juntos, com uma visão comum de esperança. “Vivemos num planeta frágil, e estamos atrasados na pauta da sustentabilidade. Precisamos estender braços, mãos, cérebros e raízes em uma rede que cubra todo esse planeta azul”, disse. Para Maria de Jesus, a Embrapa representa esse esforço coletivo. “A Embrapa cobre o território nacional com ciência aplicada, e isso é essencial para o futuro da agropecuária e da sociedade”.
O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, também esteve presente e fez questão de homenagear a trajetória da unidade. “São Carlos é privilegiada por abrigar duas Embrapas. Isso reforça nosso status como capital nacional da ciência e da tecnologia”, declarou. Ele anunciou ainda uma sessão solene em homenagem à Embrapa. “Queremos reconhecer publicamente a importância dessa instituição para nossa cidade, nosso estado e nosso país. É motivo de muito orgulho acompanhar de perto o trabalho que fazem aqui”.
O prefeito interino Roselei Françoso reforçou a importância da Embrapa para o desenvolvimento tecnológico de São Carlos e do país. “Temos duas unidades da Embrapa no município, que promovem inovação em diversos segmentos. Além da pesquisa, a Embrapa contribui com a gestão de resíduos, agroecologia e educação alimentar. É uma parceira essencial para o município”.
Além das falas institucionais, o evento contou com painéis técnicos sobre temas como pecuária de baixo carbono, mudanças climáticas, biotecnologia e agricultura espacial. Também foi lançado o livro Balde Cheio em Rede e firmada uma parceria com a empresa Baldan, de Matão, para recuperação de áreas degradadas.


