GERALSÃO CARLOSUtilidade Pública

Prefeitura de São Carlos libera nova plataforma viária na região da USP 2

Em parceria com a iniciativa privada, por meio de contrapartidas urbanísticas, a Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, anunciou a liberação do sistema viário e a implantação da nova plataforma viária na região da USP 2. A obra marca um avanço relevante na reestruturação urbana da região do Grande Santa Felícia.
A intervenção contempla a ampliação das faixas de rolamento da via, promovendo maior capacidade operacional, fluidez do tráfego e segurança viária. O projeto abrange aproximadamente 2 km de obras de pavimentação, drenagem, implantação de guias e sarjetas, além da execução de ciclovias e calçamentos, conectando os bairros Jardim do Porto, Faber 5, Jardim Ipanema e as regiões Norte e Noroeste do município.
O investimento total é da ordem de R$ 5,2 milhões e vai além das melhorias viárias. A obra inclui também a interligação de adutoras entre os poços artesianos do Jardim Ipanema até o Faber 3, fortalecendo a infraestrutura de abastecimento da região. A ciclovia encontra-se em fase de construção, com previsão de conclusão e início de operação em fevereiro de 2026, assim como os passeios públicos.
A nova rota estratégica amplia significativamente a capacidade de circulação e passa a oferecer uma alternativa eficiente de deslocamento urbano, interligando a Avenida Miguel Petroni, a Avenida Bruno Ruggiero Filho, a Avenida José Antônio Santilli e a região do Shopping, redistribuindo fluxos e melhorando a mobilidade regional.
O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Sebastião Batista, explicou que a via já está em funcionamento e trará impactos positivos imediatos. “Essa via de 34 metros de largura, com leitos carroçáveis de 9 metros, faz a interligação do sistema viário da região da USP, Jardim do Porto e Jardim Ipanema. Com isso, conseguimos dividir o fluxo da Miguel Petroni e reduzir a demanda sobre os corredores mais congestionados da cidade”.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, reforçou que o projeto integra o plano de mobilidade urbana. “Essas vias são abertas para facilitar a mobilidade das pessoas que moram nas regiões de bairro e precisam acessar o centro ou outros pontos da cidade. É um grande investimento em uma região que é vetor de crescimento, realizado como contrapartida da JPV Empreendimentos. Ainda temos a ciclovia para ser entregue, o que vai melhorar ainda mais a vida dos moradores”.
O vice-prefeito Roselei Françoso destacou o caráter planejado da intervenção. “Aqui é um exemplo de planejamento e organização do trânsito, que garante fluidez e segurança não só para os motoristas, mas também para quem utiliza bicicleta. É uma obra estruturada, com ciclovia, pavimentação, iluminação pública e sinalização completa, ligando bairros importantes e criando conexões com as principais rodovias da região. Além disso, mostra a importância das parcerias com empreendedores, que contribuem com contrapartidas para o desenvolvimento da cidade”.
O prefeito Netto Donato ressaltou que a obra faz parte de um planejamento maior. “Esse é o grande anel viário que estamos construindo em São Carlos, previsto dentro do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade. A nova avenida já permite que moradores da região oeste cheguem com mais rapidez à rotatória do Cristo, ao Shopping e à USP 2. É um trabalho que facilita a vida de cada são-carlense. Importante destacar que tudo isso é fruto de cooperação: as empresas realizam as obras como contrapartida, sob vistoria da Prefeitura, e depois a estrutura passa a ser responsabilidade do município”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger