Cachorro é resgatado cheio de pulgas, anêmico e debilitado em Santa Rita do Passa Quatro
Animal vivia em ambiente insalubre, com mato alto e fezes, em distrito de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Tutor deve passar por audiência de custódia na sexta-feira (6).
As informações são do g1 São Carlos e Araraquara – Foto: Acervo pessoal/Jean Daniel Brito
Um cão foi resgatado em situação de maus-tratos na tarde desta quinta-feira (5), no distrito Santa Cruz da Estrela, em Santa Rita do Passa Quatro (SP).
O cachorro estava em estado anêmico e vivia em ambiente insalubre, com mato alto, fezes espalhadas e sem comida. O tutor foi preso por maus-tratos animais e encaminhado à delegacia.
O médico veterinário do serviço de Controle de Zoonoses Jean Daniel Brito foi responsável pela condução do caso, com apoio da Polícia Civil.
Maus-tratos
O veterinário conta que o setor de controle de vetores estava fazendo visitas no bairro no dia 9 de janeiro, quando encontraram a casa. Na época, havia mais um animal no local, ambos em situação inadequada. A equipe tentou orientar o tutor mas ele não se mostrou disposto.
A denúncia então foi passada a Jean Daniel. No dia 12 de janeiro ele foi até a residência para novamente tentar orientar o dono dos animais, mas o homem era muito agressivo, difícil de dialogar e o ameaçou.
No dia 24 de janeiro a equipe de controle de vetores esteve novamente no bairro e passou pela casa, notando que só havia um cão. O veterinário acionou a Polícia Civil para suporte ao entrar na residência, já que havia sido ameaçado.
Nesta quinta-feira (5), Jean e policiais civis foram até o local e entraram, encontrando um ambiente insalubre e inadequado para animais: mato alto, urina, sujeira, fezes não recolhidas e vasilhas vazias sem oferta de água e comida.
Um dos cães sem raça definida, de cerca de 1 ano e meio, foi encontrado com as costelas expostas devido a magreza e falta de comida, pulgas e diferentes tipos de parasitas pelo corpo.
O outro animal, visto pelas equipes em janeiro, não estava mais no local. O tutor informou que o cachorro havia morrido, mas não deu mais detalhes.
O responsável recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de Santa Rita do Passa Quatro. Ele será transferido à delegacia de São Carlos, onde deve passar por audiência de custódia na sexta-feira (6).
Recuperação
O animal ficou internado para receber vitaminas e realizar fisioterapia, já recebeu medicação para controle de pulgas e carrapatos, além de vermifugação.
Ele também passou por exames de sangue, e os resultados apontaram uma leve anemia e alteração renal, os demais índices estavam normais. Segundo o veterinário, é indicativo de que o cão estava passando fome, sem receber alimentação.
Assim que estiver com a estrutura física melhor e recuperada, o animal será castrado e enviado a um lar temporário. Posteriormente, será colocado para adoção responsável.



“