Audiência Pública irá tratar da Educação Especial e do atendimento na Saúde
Audiência Pública irá tratar da Educação Especial e do atendimento na Saúde
A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (dia 29), às 18h, uma Audiência Pública para tratar da “Educação Especial e o acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes com deficiências nas Secretarias Municipais de Educação e Saúde”. Autor da proposta, o vereador Lineu Navarro destaca que estas estão entre os principais gargalos da Educação e Saúde Públicas em São Carlos.
Atualmente, São Carlos possui uma absurda lista de espera de quase 500 crianças que aguardam atendimento para a elaboração conclusiva dos laudos que atestem alguma deficiência, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras. “Esta situação é inaceitável. O Poder Público deve se planejar urgentemente para zerar esta fila, a partir da ampliação do número de laudos contratados junto às entidades já conveniadas e que possuem expertise na área”.
Hoje, são mais de 950 crianças que estão nas escolas municipais com laudos de alguma deficiência intelectual, a esmagadora maioria com TEA. “E para que tenham uma Educação Especial de qualidade, que consiga acolhê-los com dignidade e desenvolver todo o potencial de cada um, é necessário termos um número muito maior das atuais 140 professoras com esta especialidade.” Lineu ainda defende que o atual convênio com a APAE, através do qual cerca de 100 cuidadoras trabalham no acompanhamento destas crianças nas escolas, precisa ser ampliado.
E a Secretaria de Saúde precisa atuar conjuntamente com a Educação, criando e efetivamente implantando nas unidades da Atenção Primária de Saúde (UBS, USFs), na Atenção Especializada e com as entidades conveniadas programas de acolhimento e atendimento específico para estas crianças.
Também usar do conhecimento desenvolvido nas universidades, particularmente dos grupos da UFSCar que pesquisam nesta área, para a aplicação de procedimentos e métodos corretos que tragam mais qualidade de vida a estas crianças e jovens. E tirar do papel a criação de um centro multidisciplinar de atendimento, nos moldes já existente em dezenas de outras cidades.
“Nesta audiência, vamos apontar quais medidas podem e devem ser adotadas pelo Poder Público para garantir uma Educação Especial de qualidade e um atendimento integrado de profissionais na saúde às nossas crianças e jovens com deficiências, além do apoio psicossocial e emocional para eles e suas famílias”, ressalta Lineu.
TRANSMISSÃO – A Audiência Pública será transmitida ao vivo pelo canal 20 da net, pela rádio São Carlos FM 107.9, pelo Canal 49.3 – TV aberta digital, canal 31 da Desktop / c.lig, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página ofícial da Câmara Municipal de São Carlos.