Cachorro é utilizado para diminuir estresse de crianças ucranianas durante a guerra

Ação ocorreu em complexo organizado por voluntários e montado como abrigo em meio à invasão russa na Ucrânia

Em meio à invasão russa na Ucrânia, na cidade de Zaporizhzhya, crianças ucranianas participam de uma sessão terapêutica com um cão de suporte emocional. A atividade ocorreu em complexo que foi montado como um abrigo, organizado por voluntários. 

As crianças podem interagir com o animal, pentear e fazer carinho. Tudo com objetivos terapêuticos e visando aumentar o bem-estar dos pequenos em meio à guerra.

A cinoterapia, ou seja, a prática terapêutica com cachorros, oferece identificação entre o paciente e o animal e é muito vantajosa para a saúde mental.

Após 15 minutos de contato com um cachorro, algumas pessoas podem apresentar melhora em quadros de ansiedade, estresse e depressão. As doenças são consideradas comuns em meio à guerra.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 500 mil refugiados da Ucrânia apresentem problemas de saúde mental e que 30 mil deles estejam com doenças mentais graves, necessitando de apoio psicológico. A informação foi divulgada em 22 de março pela representante da OMS Paloma Cuchi .

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, pelo menos 1.368.864 refugiados fugiram da Ucrânia em busca de abrigo em países vizinhos, segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), em 5 de abril.

(R7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *