GERALSÃO CARLOS

Câmara de São Carlos homenageia comerciantes que fazem a diferença no desenvolvimento da cidade

Marquinho Madureira e Célia Presentes foram os comerciantes escolhidos pela ACISC, Sincomércio e CDL

Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (1º de agosto), na Câmara Municipal de São Carlos, os comerciantes Marco Antônio Madureira Moreira, das lojas Édmais, e Célia Donizetti Scarpe, da Célia Presentes, foram homenageados como “Comerciante do Ano” e “Comerciante Homenageada do Ano” de 2025, respectivamente. A cerimônia emocionou autoridades, familiares e representantes do setor comercial, reunindo nomes da política, da advocacia e das entidades empresariais da cidade, além de amigos e colaboradores dos dois homenageados.

A solenidade integra a tradicional homenagem anual instituída pela Lei Municipal nº 7.435/75, que reconhece comerciantes que se destacam em São Carlos pelos critérios de inovação, desempenho, ética e contribuição ao desenvolvimento local. A escolha dos homenageados foi feita em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Sincomércio e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes (PP), abriu a cerimônia saudando os presentes e destacou a importância do setor comercial. “Vocês, comerciantes, são pilares do desenvolvimento da cidade. São aqueles que enfrentam desafios e continuam contribuindo com a construção de um país melhor”, disse Lucão.

Escolhido como orador da noite, o vereador Júlio César (PL), ex-presidente da Câmara e ex-deputado estadual, destacou que as histórias de Marco e Célia representam o perfil do comerciante são-carlense: “trabalhador, resiliente e inovador”. “São Carlos precisa reconhecer e se inspirar em exemplos como os de vocês. O comércio é parte essencial da liderança regional que São Carlos vem conquistando”, frisou.

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, reforçou a emoção do momento. “O comércio é feito de gente que acorda cedo, enfrenta desafios e acredita no futuro. O Marquinho e a Célia são exemplos de coragem, criatividade e dedicação. Suas histórias são inspiradoras e mostram que é possível construir um legado com trabalho e fé”, discursou.

Representando o prefeito Netto Donato (PP), o vice-prefeito Roselei Françoso (MDB) fez questão de homenagear os empresários, destacando a trajetória de ambos e a importância do comércio local. Ele também falou sobre os desafios enfrentados pela administração municipal para acessar recursos estaduais e federais. “Quando temos representantes políticos comprometidos, conseguimos avançar. E quando temos comerciantes como vocês, que puxam a cidade para cima, ganhamos ainda mais força”, disse o vice-prefeito.

Em nome da OAB, o advogado David Pires, vice-presidente da 30ª Subseção, também parabenizou os homenageados e enalteceu o papel do comércio como vetor econômico e social. O vice-presidente do Sincomércio, Wagner Luzi, aproveitou para parabenizar a ACISC e destacou que homenagens como essa “reforçam o valor do comércio como motor econômico, social e humano da nossa cidade”.

Emocionados, os homenageados agradeceram a todos. Célia Scarpe, visivelmente comovida, discursou com simplicidade e gratidão. “Só quem passa por isso sabe o quanto é emocionante. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus colaboradores e amigos. Vamos seguir firmes, com respeito, dedicação e honestidade.”

Já Marco Madureira, o “Marquinho”, também compartilhou momentos marcantes de sua trajetória, desde o início como caixa de loja em Minas Gerais até a expansão da rede Édmais, hoje presente em vários estados. “Empreender no Brasil é difícil, mas com fé, trabalho e inovação seguimos em frente. Essa homenagem é para minha família, meus colaboradores e meus clientes”, afirmou emocionado, beijando uma medalha recebida com o brasão de São Carlos. “Eu sou mineiro de nascença, mas são-carlense de coração. Não me vejo em outra cidade, a não ser no Cidade Aracy”, brincou.

A noite terminou com aplausos calorosos e o sentimento de que o comércio são-carlense segue sendo uma força viva, sustentada por histórias de superação, coragem e comprometimento.

A Diretoria da ACISC esteve representada pela presidente Ivone Zanquim (Agropecuária Zanquim), além de José Fernando Domingues (Cygnus Seguros), Mozart Maluf Pedroso (Paraki Estacionamento), Reginaldo Ignácio (De Millus), Fernanda Trindade (CareShop), Hercílio Carvalho (Móveis Masotti), Eduardo Agazarian (Via Armenia), Renato Martins (Eduardo Brinquedos), Danilo Loretto (Perfumaria Sumirê), Fernando Chinaglia (Chinaglia Casa & Construção) e Irene Faccin (Colégio Cecília Meireles). O gerente executivo e financeiro da entidade, Alexandre Rosa, também participou da solenidade.

Assessoria de Imprensa
ACISC – Associação Comercial e Industrial de São Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger