GERALSÃO CARLOSSaúdeUtilidade Pública

Campanha de vacinação contra Influenza 2026 começa neste sábado com o dia D em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026 começa neste sábado (28/03), com o Dia D de Mobilização Nacional. Em São Carlos, a imunização será realizada das 8h às 13h em diversas unidades de saúde. O município recebeu 17 mil doses da vacina para o início da campanha.
A vacinação estará disponível nas unidades UBS Aracy, USF Antenor Garcia, UBS Redenção, UBS Azulville, UBS Vila Isabel, UBS São José, USF São Rafael/Itamarati, USF Água Vermelha, UBS Santa Felícia e USF Jóquei Clube/Guanabara. Especificamente neste sábado, dia 28, também será instalado um posto volante na sala da administração do Mercado Municipal para a vacinação de adultos, das 9h às 13h.
A vacina deste ano é trivalente e foi atualizada com novas cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e tipo B). A imunização deve ser realizada anualmente, já que o vírus sofre mutações frequentes. A vacina pode ser administrada junto a outros imunizantes do calendário oficial, com exceção da vacina contra a dengue (Butantan-DV).
Neste primeiro momento, a campanha é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade, além de pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza, além de diminuir sua circulação, especialmente no período de maior transmissão. “A gripe é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, que pode evoluir para formas graves, principalmente em grupos mais vulneráveis”, alerta.
A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. O período de incubação varia de um a quatro dias.
A campanha segue até o dia 30 de maio. Após esse período, a vacina será disponibilizada para a população em geral. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, desde 2025, crianças, gestantes e idosos podem se vacinar durante todo o ano, e não apenas durante a campanha.
“Nós reforçamos o chamado para que a população dos grupos prioritários procure as unidades de saúde neste Dia D e ao longo da campanha. Precisamos aumentar a cobertura vacinal no município, que ficou abaixo do ideal no último ano. Além disso, é importante lembrar que a influenza continua sendo uma preocupação de saúde pública, assim como outras doenças respiratórias. Vacinar-se é um ato de cuidado individual e coletivo, que protege não só quem recebe a dose, mas toda a comunidade”, finaliza Leandro Pilha, secretário de Saúde.
Em 2025, foram aplicadas 79.792 doses da vacina contra a gripe em São Carlos. A cobertura vacinal dos grupos prioritários foi de 55,41%, abaixo da meta estabelecida. Entre os idosos, a cobertura foi de 55,73%; nas crianças, 53,23%; e entre gestantes, 66,11%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger