Cobra sucuri de 2,5 metros é capturada em frente a residência em Boa Esperança do Sul
Caso foi registrado nesta manhã de terça-feira (25) em Boa Esperança do Sul. Defesa Civil capturou a serpente e soltou em habitat natural.
As informações são do g1 São Carlos e Araraquara – Foto: Defesa Civil
Caso foi registrado nesta manhã de terça-feira (25) em Boa Esperança do Sul. Defesa Civil capturou a serpente e soltou em habitat natural.
A equipe capturou e soltou a sucuri em seu habitat natural. O animal estava saudável e não apresentou comportamento agressivo.
A Defesa Civil orienta que, ao encontrar animais silvestres, a população mantenha distância e acione o resgate.
Curiosidades
O biólogo Hugo Saulino informou que a aparição da sucuri em área urbana não é comum, mas devido as chuvas e a presença da rio Jacaré-Guaçu, a presença delas nesta época pode acontecer.
“Geralmente aquele trecho o rio é mais volumos, o que facilita a ocorrência delas. Interessante também mencionar que a cidade apresenta uma área de proteção ambiental com um dos maiores remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual que compõem o bioma Mata Atlântica”, disse o biólogo.
Nativa da América do Sul, principalmente das regiões tropicais da Amazônia e do Pantanal, a sucuri é a maior cobra do Brasil e a segunda maior do mundo – atrás apenas de uma piton da África.
Em todo o mundo há quatro espécies das sucuris, todas com registros na América do Sul (e três são encontradas no Brasil).
- Eunectes murinus (Sucuri-verde)
- Eunectes notaeus (Sucuri-amarela)
- Eunectes beniensis (Sucuri de bene)
- Eunectes deschauenseei (Sucuri malhada)
De todas as espécies, a sucuri-verde é a que consegue alcançar maior tamanho, podendo atingir até sete metros de comprimento e mais de 200 kg, sendo considerada a cobra mais pesada do mundo.
Na alimentação, o cardápio é variado e inclui capivaras, jacarés, aves e roedores e até mesmo de outras cobras.
Segundo especialistas, o contato com animais silvestres deve ser mínimo e a distância entre bichos e pessoas deve ser respeitada. Quando ver uma sucuri em habitat, o ideal é não realizar movimentos bruscos e ficar quieto.



“