Com dois tumores no pulmão, idoso de 86 anos vence a Covid-19 no Paraná

Seu Genauro passou 13 dias internado em um leito de enfermaria de Guarapuava tempos depois de receber primeira dose da vacina. Segundo profissionais, ânimo e positividade do idoso eram inspiração.

A alegria da recuperação da Covid-19 foi sentida de forma intensa por Genauro Matozo Ribeiro. Aos 86 anos, o idoso tem dois tumores no pulmão e outras comorbidades que tornaram o diagnóstico positivo ainda mais preocupante.

Apesar disso, após 13 dias internado em um leito de enfermaria no Hospital Regional de Guarapuava, na região central do Paraná, seu Genauro voltou para casa, onde agora permanece com os cuidados para total recuperação da doença.

“Não pode desacorçoar né, tem que enfrentar. Eu aprendi isso. É por Deus né, Deus é que manda na vida da gente. Deus e oração de todos que me ajudaram”, relebrou o idoso.

O diagnóstico positivo para a doença chegou no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Antes de ser internado no hospital, seu Genauro enfrentou momentos de espera por um leito hospitalar internado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município.

No local, ele chamou atenção das equipes de atendimento pelo ânimo, pela positividade e pela fé que iria superar o momento.

“Uma pessoa dessa idade né, com essa motivação, com todas as dificuldades presentes ali, ele não se deixou abalar e foi com certeza, e será sempre, um exemplo para nós”, ressaltou a psicóloga Dalvanara Meira.

Em casa, na companhia da esposa, da nora e das netas, seu Genauro agora faz planos para quando a pandemia passar. Segundo ele, o plano é rever o genro e conhecer a casa que ele está construindo.

O cuidado também é redobrado. Mesmo recuperado, o idoso não recebe visitas e, segundo a esposa, a atenção aos detalhes de prevenção é ainda maior agora.

Covid-19 em Guarapuava

Guarapuava tem 23.127 casos confirmados do novo coronavírus e 554 mortes registradas pela doença, até segunda-feira (5), de acordo com a prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *