CONSELHO DE TURISMO SERÁ ESCOLHIDO EM REUNIÃO NESTA QUARTA-FEIRA (26)

Nesta quarta-feira (26), será escolhido o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Ibaté. A eleição acontecerá durante a segunda audiência pública sobre o Plano Diretor de Turismo da cidade. O encontro está previsto às 15h, no Centro Comunitário “João Batista Lopes”.
O COMTUR terá o papel de fiscalizar os investimentos da Prefeitura de Ibaté na área do Turismo, além de sugerir novos investimentos e ações, cuidando também da gestão dos recursos destinados ao setor.

Esse é o primeiro passo para que a cidade continue desenvolvendo o seu potencial turístico, visando à mobilização da cadeia produtiva para um controle social que visa formular políticas públicas para o turismo.

O referido Conselho também terá o objetivo de consolidar parcerias e proporcionar, por meio de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.
Caberá ao Conselho propor à administração municipal e à sociedade civil, medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas.
“O COMTUR será um órgão consultivo, normativo e deliberativo, que atua em conjunto com as entidades que o integram, constituído por entidades, com membros titulares e suplentes, sendo representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e da cadeia produtiva do Turismo, tendo por finalidade contribuir para a efetiva implantação, cumprimento, desenvolvimento e planejamento das atividades turísticas e econômicas da área no município”, explicou o prefeito José Luiz Parella (PSDB).
Com a criação do Plano Diretor de Turismo, Ibaté poderá obter o título de Município de Interesse Turístico (MIT), que lhe permitirá receber recursos estaduais para o desenvolvimento da atividade. “Fomos convidados para integrar o grupo dos municípios de interesses turísticos. Caso tenhamos êxito, passaremos a receber R$ 450 mil de recursos para investir em turismo, que será aplicado no Natal Encantado, no Motocross e na sinalização de trilhas para ciclistas e motociclistas, cachoeiras, entre outras”, explicou o prefeito.
A ideia é que a cidade tenha um turismo receptivo. “Temos além de várias cachoeiras, trilhas para motocross, jipes e bicicletas. Ibaté é propícia para o turismo”, finalizou Zé Parrella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *