Defesa Civil emite alerta para tempestade e rajadas de vento de até 100 km/h em SP

Fenômeno, previsto para ocorrer entre esta sexta (17) e domingo (19), decorre da soma do calor com a passagem de frente fria

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta para tempestades e rajadas de vento intensas, que podem chegar até a 100 km/h, entre esta sexta-feira (17) e o próximo domingo (19).

Segundo o órgão, as rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, mas podem alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h.

A condição ocorre devido à soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria.

Chuvas intensas

Já para as condições de chuva, na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, litoral norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira, de até 150 mm. Baixada Santista, 120 mm.

Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.

Não se ponha em risco

A Defesa Civil aconselha as pessoas a evitar áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de queda de árvores, e a buscar informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas nos meios oficiais.

Ao identificar sinais de ventos intensos, é preciso buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.

Além disso, o órgão pede à população que se antecipe a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à residência e, caso identifique riscos, acione as autoridades competentes para avaliação e providências.

Objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, precisam estar devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes.

No trânsito, a Defesa Civil pede aos motoristas que reduzam a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e estejam atentos a possíveis bloqueios viários devido a queda de árvores e alagamentos. As informações são do R7.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *