Doses da CoronaVac são aplicadas no lugar da vacina contra gripe em Itirapina
Crianças e gestante estão entre os que receberam a dose errada.
A Prefeitura Municipal de Itirapina cometeu um equivoco ao aplicar doses da vacina Coronavac em pessoas que deveriam ser imunizadas contra a Influenza. O fato aconteceu na última terça-feira (13).
De acordo com um comunicado publicado no perfil oficial da Prefeitura em uma rede social, durante o controle de estoque das vacinas percebeu-se que faltavam 46 doses da vacina Coronavac. Neste momento os funcionários notaram o erro que teria sido praticado por uma técnica que realizou a separação da caixa contendo os frascos. No lugar da vacina contra a gripe, ela encaminhou doses do imunizante contra a Covid-19 aos locais de vacinação.
Ainda de acordo com o comunicado, 46 pessoas foram imunizadas erroneamente, sendo 18 adultos, entre eles uma gestante e 28 crianças.
No mesmo momento que o erro foi constatado, o departamento de saúde entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica de Piracicaba para relatar a falha e solicitar informações sobre as medidas a serem adotadas. Segundo informações de médicos consultados pelo município, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos.
Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde foi informar pessoalmente todas os vacinados sobre o ocorrido, assim como foi disponibilizado uma equipe médica para acompanhamento e orientação por 14 dias.
No comunicado a prefeitura pede que as pessoas que se vacinaram contra a gripe (Influenza) na escola municipal José Cruz devem procurar a Vigilância Epidemiológica para passar por consulta médica e receber as orientações necessárias, no período das 7h30 às 14h30 desta sexta-feira (16).
(São Carlos Agora)