Educação: Escola Maria Luiza promove programação especial em homenagem ao Servidor Público

Para celebrar o Dia do Funcionário Público, a escola Maria Luiza Batistela Danieli convidou o Professor Santinho (como gosta de ser chamado) para homenagear as servidoras da unidade escolar. Em um momento de palestra motivacional, o professor que atua na área de Matemática no IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus São Carlos), trouxe algumas reflexões acerca dos trabalhos que as servidoras realizam diariamente e nem se dão conta do alcance que têm. “Todo mundo precisa ser reconhecido, precisa saber o valor que tem no lugar onde atua” reforçou o professor.

A diretora da unidade escolar comenta que todos precisam ser reconhecidos, saber o valor que tem no lugar que atua. “Que todos respeitem e reconheçam seu valor. Jamais deixe que os obstáculos te impeçam de ser um sonhador. Meus sinceros parabéns a todos os funcionários públicos”, finalizou Regina Dorice.

Origem do Dia do Servidor Público
A história do serviço público no Brasil não é recente. Desde a época do Império, os agentes do serviço público trabalham para manter em funcionamento a máquina burocrática do Estado. Após a Proclamação da República, o serviço público passou a ter ainda maior importância dentro da enorme organização administrativa que se formou. Além da manutenção administrativa, o funcionalismo público também é de extrema importância para a manutenção do patrimônio material público, como praças e ruas, além de sua função na prestação de serviços à população, como no caso da saúde e da educação pública.

Entretanto, foi apenas em 1939, no dia 28 de Outubro, que um documento regulamentou o trabalho do funcionalismo público. Tratava-se do decreto 1713/39. Posteriormente, o então presidente Getúlio Vargas, em 1943, decretou como feriado do Dia do funcionário público a data de promulgação dessa lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *