Escola Municipal de Ibaté participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A Escola Municipal Professora Vera Helena Trinta Pulcinelli participou da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição foi aplicada para alunos do ensino fundamental e médio.
A diretora Rosemary Rosa de Lima relatou como foi o processo para a participação do evento. “…fizemos a inscrição das 3 turmas dos 5º anos e até a realização da prova os docentes abordaram o tema com a aplicação de vários simulados para as avaliações.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. O evento é coordenado por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e a participação das Escolas é facultativa.
Os docentes trabalharam com dedicação para que todos os estudantes tivessem uma excelente participação, abrindo espaço para estimular novos conhecimentos e interesses dos alunos sobre o tema. O coordenador da Unidade Escolar no período Alexandre Moraes Gaspar, destacou a importância da participação dos alunos e do envolvimento e dedicação dos docentes e que independentemente dos resultados, o mais interessante foi a experiência e a vivência deles com conteúdo que desperta novos interesses e estimula a curiosidade justamente por serem diferenciados das matérias estudadas no dia a dia.
Gaspar destaca ainda que todos os alunos participantes receberam medalhas e certificados de participação e eu o mais importante foi proporcionar aos estudantes novas descobertas, ideias e conhecimentos, os estimulando a pesquisar e se interessar mais sobre o tema.
Já a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ibaté Danielle Beatriz Silva Garcia Chaves falou da importância da participação dos alunos e disse que a OBA oferece aos alunos a oportunidade de explorar o universo, despertando o interesse por ciências espaciais, possibilitando que explorem outras possibilidades acadêmicas. “…o objetivo da educação é promover a igualdade no acesso ao conhecimento, incentivando a participação de todos por isso tenho a certeza que estamos no caminho certo…”, conclui a Secretária.
A entrega das medalhas e certificados aconteceu a última sexta-feira (01) na própria Escola.